Desde que tomou posse a 20 de janeiro, Donald Trump ainda só passou os dois primeiros fins-de-semana na Casa Branca. Nos outros três resolveu viajar para Mar-a-Lago, um dos seus resorts na Flórida, mais precisamente em Palm Beach, conta o The Telegraph. Também chamada de “Winter White House” – Casa Branca de Inverno, em português -, o luxuoso clube privado é um dos mais procurados e conceituados a nível mundial.
Com cerca de dez mil metros quadrados, 20 hectares de jardins imensos e com vista direta para o mar, a Mar-a-Lago conta ainda com 126 quartos – juntamente com uns aposentos privados para a família Trump -, casas-de-banho com lavatórios forrados a ouro num valor superior a 23 mil euros, salas e salões de estar banhados também a ouro, uma vasta variedade de restaurantes, courts de ténis, campos de golfe e ginásios. No entanto, e como seria de prever, uma estadia numa propriedade como estas não está ao alcance de todos os bolsos. De acordo com a Pursuitist, apenas uma noite custa à volta de 1900 euros. Celebridades como Jennifer Lopez e os antigos presidentes dos EUA Nixon e Kennedy já chegaram a deslocar-se até lá.
A Mar-a-Lago, especialmente requisitada para eventos, casamentos, galas e festas, foi ainda o sítio escolhido para o casamento de Donald Trump Jr, filho do Presidente dos EUA e de Ivana, e de Vanessa Trump, no ano de 2005.
O resort, construído pela socialite norte-americana Marjorie Merriweather Post em 1927 e depois transformado pelo presidente dos EUA na década de 80, tem-se tornado o local de eleição de Trump para tratar dos seus negócios e tomar grandes decisões. Segundo o The Guardian, no sábado passado e literalmente às luz das velas, foi na mansão que o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe reuniu e discutiu com o presidente norte-americano o lançamento de mais um míssil balístico pela Coreia do Norte. Entre um banquete servido por garçons e com animação garantida, estiveram também outros convidados, como o investidor Richard deAgazio, que fez questão de publicar na sua página oficial do Facebook algumas fotos do encontro (e do momento exato em que Trump e Abe eram informados pelos seus assessores da provocação norte-coreana).
Também na segunda-feira, feriado norte-americano comemorativo do Dia do Presidente, Trump esteve reunido com vários generais na Mar-a-Lago e anunciou a escolha de H.R. McMaster para Conselheiro da Segurança Nacional. Mas além de trabalho, também há lazer, com com partidas de golfe e jantares requintados.
Os negócios são feitos aqui, mas este também é um lugar onde se lhes apetecer podem vestir jeans e t-shirts e andar por aí descontraidamente”,- revelou o escritor Jose Lambiet, que faz crónicas da vida de Trump em Mar-a-Lago desde que a propriedade foi comprada por ele, em 1985.
De acordo com o The Washington Post, o luxuoso resort foi também palco de uma gala de angariação de fundos para o Instituto de Luta Contra o Cancro Dana-Farber no passado dia 11. No Instagram, não tardaram a surgir vídeos do evento que, ao que consta, não foi planeado.
“Quando o pai de Ivanka, quer dizer, o Presidente dos Estados Unidos, entra na festa”, pode ler-se na publicação.
Mas os custos do estilo de vida que Donald Trump leva durante em Mar-a-Lago e os custos das suas viagens para a Florida são ainda desconhecidos. Apesar disso, estimativas feitas pelos media dizem que a conta pode chegar até aos dez milhões de dólares (cerca de nove milhões de euros).
Percorra a fotogaleria e veja algumas imagens daquele que tem sido o local de eleição do Presidente dos EUA.