Os ‘designers’ portugueses Carlos Gil e Pedro Pedro vão apresentar as suas coleções para a próxima estação fria na Milano Moda Donna, evento de moda que arranca esta quarta-feira em Milão, no âmbito do roteiro internacional do Portugal Fashion.

Os desfiles dos dois criadores portugueses estão agendados para passarem na Milano Moda Donna no próximo domingo, dia 26, no Cavallerizze, um centro de exposições que foi alvo de um trabalho de conservação e regeneração urbana, tendo sido inaugurado em 2016.

O desfile de Carlos Gil está marcado para as 13h30 horas locais (12h30 em Lisboa).

Algumas horas mais tarde, pelas 19h30 horas locais (18h30 em Lisboa), os coordenados de Pedro Pedro são apresentados também no Cavallerizze.

O criador Carlos Gil, 48 anos, nasceu em Nampula, em Moçambique, é formado em Design de Moda em Portugal, e apresenta a sua coleção para o próximo inverno com o título “Magic Tale” (“Um conto mágico”, em inglês), inspirando-se no mundo das crianças e nos contos infantis com peças de “inspiração retro e naïf”, adiantou à Lusa Susana Azevedo, do ‘show press’ de Carlos Gil em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O designer Pedro Pedro, 44 anos, que terminou o seu curso na Academia de Moda do Porto em 1997 e ganhou, em 2003, o 1.º Prémio “I Mode You European Fashion Awards”, tem loja no Campo 24 de Agosto, no Porto, e regressa à passarela da Milano Moda Donna com a coleção de Mulher “La mer qu’on voit danser” (“O mar que vemos dançar”, na tradução do francês).

A paragem do Portugal Fashion (PF) em Milão foi “validada pela Camera Nazionale della Moda Italiana e trata-se da quarta participação consecutiva do projeto de divulgação de moda portuguesa na Milano Moda Donna”, explica a assessoria do PF, recordando que foi em setembro de 2015 que o projeto marcou a sua estreia naquele certame italiano com Carlos Gil e Miguel Vieira.

O PF esteve já em Milão, integrando pela primeira vez o calendário da Milano Moda Uomo, com a apresentação da coleção Homem de Miguel Vieira, o que significou “um sinal inequívoco do reforço da estratégia de internacionalização do Portugal Fashion no mercado italiano, que tão recetivo se tem revelado face à etiqueta ‘made in Portugal'”, explica o diretor de comunicação do PF, Rafael Rocha.

A Milano Moda Donna termina no dia 28 de fevereiro e o PF segue depois o seu périplo para a Semana da Moda em Paris (França), evento que decorre entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março.

O Portugal Fashion 2015-2017 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e na lista de operações aprovadas pode ler-se que teve um “fundo total aprovado de oito milhões” para o triénio 2015/2017.