A Apple recomenda sempre, a cada atualização do sistema operativo (iOS) dos iPhone e iPad, que os utilizadores façam uma cópia de segurança dos seus dados antes de avançar com o processo. Mas na passagem para a próxima versão, a 10.3, será essencial realizar o backup dos seus dados para não correr o risco de os perder — isto porque a Apple vai introduzir um novo sistema de gestão de ficheiros, o Apple File System.

A empresa de Cupertino tem usado, até à presente versão do iOS, o sistema HFS+, que já conta com 30 anos de existência. Com o iOS 10.3, que deverá ser lançado no final do mês de março, a empresa irá introduzir no sistema operativo o Apple File System, que funcionará com um novo formato de ficheiros que não é compatível com o que é utilizado atualmente.

Isto significa que, caso aconteça algum imprevisto durante a atualização, e se não tiver feito uma cópia de segurança dos ficheiros, não terá nenhuma hipótese de os reaver, uma vez que a conversão para o novo formato será feita, automaticamente, no decorrer da atualização do sistema.

A grande importância da introdução deste sistema é que, ao contrário do anterior HFS+, o Apple File inclui uma forte encriptação, uma gestão melhorada de ficheiros grandes, consegue poupar mais espaço e oferece uma maior segurança contra erros de ficheiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos programadores falou com o Business Insider e reforçou a importância de o utilizador realizar uma cópia de segurança antes de fazer esta atualização para o iOS 10.3. “Os ficheiros vão ser convertidos de forma automática. O formato em que os ficheiros estão armazenados será diferente, mas eles devem permanecer lá na mesma, apenas com um formato diferente”.

Isto significa que, se algo correr mal durante a conversão dos ficheiros, não será possível restaurar através do backup, uma vez que o formato em que se encontram ainda será o antigo HFS+ e o sistema vai deixar de o conseguir ler.

Este será um grande update ao sistema da Apple com o qual os programadores, que têm testado o Apple File System na versão beta desde o final do mês de fevereiro, estão contentes com a mudança, apesar do risco que pode significar para o utilizador no processo de atualização. Os programadores supõem que o iOS 10.3 deve ser lançado no final de março.