A atividade económica em Portugal arrisca uma inversão negativa nos próximos 6 a 9 meses, a julgar por um indicador avançado da OCDE que tenta prever mudanças do ciclo económico. Um valor de 100 simboliza a fronteira entre contração e expansão e, pelo segundo mês consecutivo, o indicador relativo a Portugal ficou abaixo desse valor — em fevereiro, o indicador avançado baixou para os 99,7 pontos, depois de ter “furado” a barreira dos 100 em janeiro (99,9).

Desde outubro de 2013 que Portugal não registava um indicador abaixo de 100 pontos, como aconteceu em janeiro e fevereiro deste ano.

Em comparação, o indicador em Espanha também caiu nestes dois meses para menos de 100, ainda que em Espanha o valor de fevereiro se tenha fixado em 99,9 pontos. A economia espanhola tem, contudo, tido taxas de crescimento muito superiores (o dobro, sensivelmente) do que em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os indicadores económicos avançados são concebidos para antecipar pontos de viragem na atividade económica, numa horizonte de seis a nove meses, e apontam para um ímpeto de crescimento estável na área da OCDE”, pode ler-se no comunicado de imprensa divulgado esta segunda-feira.

Crescimento acelera, mas economia vai demorar mais três anos a recuperar nível de 2008