Os cientistas têm uma ideia mais rigorosa sobre quantas estrelas há no Universo do que sobre quantas espécies existem na Terra. De acordo com o World Resources Institute (WRI), num estudo que teve por objeto apenas 19 árvores do Panamá, os cientistas perceberam que 80% das 1.200 espécies de escaravelhos encontrados eram desconhecidos para o ser humano.

É por isso impossível avançar com um número preciso sobre quantas espécies animais tem o planeta — e quantas são perdidas todos os anos. Mas a World Wide Fund for Nature (WWF) tem uma ideia: se estimarmos que existem 100 milhões de espécies e que a taxa de extinção é de 0,01% por ano, então significa que “pelo menos 10 mil espécies ficam extintas todos os anos”. Esta é uma taxa de extinção entre 1.000 e 10.000 vezes mais rápida do que o ritmo natural. E é contra ela que a WWF luta desde 1961.

Nesse ano, Julian Huxley, Edward Max Nicholson, Peter Schrott e Gay Mountfort juntaram-se em Gland, Suíça, “por um planeta mais vivo” e criaram a WWF. Desde então, e com especial afinco desde meados dos anos oitenta, a WWF dedica-se à preservação do ambiente e à educação da população e das grandes empresas para trabalharem de acordo com valores ambientais. Uma das armas mais poderosas que usa para levar avante a sua missão é a publicidade.

Em mês de aniversário da WWF, o Observador recolheu alguns dos anúncios mais impactantes lançados pela instituição nos últimos anos. Veja 27 exemplos na fotogaleria.

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