O empate do Benfica abriu a possibilidade de o FC Porto passar para a liderança, mas a equipa de Nuno Espírito Santo não conseguiu aproveitar e ficou tudo na mesma. Mas com 4 jornadas para o fim do campeonato, ficar tudo na mesma é uma grande vantagem para o Benfica. Tal como na canção dos Roling Stones – o tempo está do seu lado. O Benfica aumentou assim o seu favoritismo para 75%, acima dos 64% da semana passada, alargando a distância para o Porto que tem agora apenas 25% de hipóteses. Já o Sporting “ainda” tem pouco mais de 0% de hipóteses de chegar ao título.
Ainda assim, muito pode mudar esta semana – como bem se recorda o benfiquista que assina este artigo – há 4 anos também contra o Estoril foi quando o Benfica se começou a despedir do título…
Lá mais para baixo, o campeonato da despromoção parece cada vez mais que será jogado a três: Moreirense, Tondela e Nacional competem pelo 15º lugar como porto de salvação.
A jornada que aí vem
Quanto a esta jornada, o Benfica e Porto parecem ter a vida facilitada, mas nesta fase decisiva, tudo é possível!
O Benfica, depois de uma das jornadas mais difíceis, a deslocação a Alvalade, tem uma das mais fáceis — a receção ao Estoril, que tem a manutenção quase garantida. No entanto, convém notar que os 80% de probabilidade do nosso modelo não incluem o “efeito psicológico” do que se passou em 2013…
O FC Porto vai a Chaves, mas os Flavienses, num confortável oitavo lugar, também lutam por pouco mais que um lugar ou dois no meio da tabela. Como de costume, diz o sportinguista, mais complicada é a vida do Sporting, que vai a Braga tentar manter a esperança de uma qualificação direta para a Liga dos Campeões e, quem sabe, manter a possibilidade (ainda que meramente matemática) de tentar alcançar o título.
Na “liga dos últimos” existe um confronto direto: o Arouca enfrenta o Moreirense e um resultado positivo pode já garantir a manutenção a qualquer uma das equipas que assim poderá enfrentar as próximas jornadas de uma forma mais descansada.
Veja aqui a tabela interativa:
https://observador.pt/interativo/primeira-liga-as-probabilidades-de-vitoria-e-de-despromocao-equipa-a-equipa/