(Takobou/WikiCommons)

Com o importante trabalho de cumprimentar os utentes da estação de Kishi, em Kinokawa, no Japão, a gata Tama tornou-se uma atração que, possivelmente, livrou esta estação de ser encerrada. A Google decidiu homenagear, este sábado, a primeira gata executiva de uma estação ferroviária, dedicando-lhe o doodle do dia.

A estação esteve prestes a fechar no ano de 2004 e em abril de 2006 a Wakayama Electric Railway decidiu passar todas as estações da linha de Kishigawa de tripuladas para não-tripuladas para reduzir custos. Com esta decisão os chefes de cada uma das estações passaram a ser os funcionários das empresas que estivessem em cada estação da linha. Em Kishi, esse cargo foi entregue a Toshiko Koyama, dono da mercearia do bairro, que alimentava vários gatos de rua na estação.

No mês de janeiro de 2007, a gata Tama foi oficialmente nomeada, pelos funcionários da mercearia, como chefe da estação e, em troca, receberia comida, água e dormida.

A decisão tornou-se mediática e levou a um aumento de 17% no número de passageiros no mês de janeiro de 2007 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sucesso foi tal que em 2008 Tama foi promovida a “chefe de estação super” tornando-se a única gerente da empresa do sexo feminino e, com o novo cargo, ganhou ainda um escritório com uma caixa de areia. Em 2010 Tama ganha mais um cargo, desta vez o de diretora operacional, como reconhecimento para a sua contribuição para o aumento da base de clientes. Foi o primeiro gato a tornar-se um executivo de uma empresa ferroviária.

Na primavera de 2009 foi inaugurado um novo comboio intitulado de “Tama Densha”, um veículo em que as carruagens estavam decoradas com bonecos em estilo de banda desenhada da gata Tama.

(Rsa/WikiCommons)

Tama morreu a 25 de junho de 2015, vítima de uma insuficiência cardíaca. Mais de três mil pessoas foram ao seu funeral.