Bastou uma jornada, e um “pequeno” deslize do FC Porto, para quase matar o campeonato e também quase reservar o Marquês para as celebrações benfiquistas. O Benfica tem agora 95% de hipóteses de se sagrar campeão, o Porto apenas 5% e o Sporting ficou matematicamente afastado da luta pelo título depois do último jogo contra o Belenenses.
No entanto, ainda há esperança para a equipa do norte, não fosse este um fim de semana de milagres onde tudo é possível: será que Espírito Santo é ajudado pelo centenário das aparições em Fátima e a visita do Papa ou… nem por isso?
Ao Benfica basta uma vitória para celebrar o título em pleno relvado no sábado, ou que o Porto não ganhe para festejar o título confortavelmente no sofá. Quase tudo o resto deixa o título adiado para a última jornada: será que as malas vão circular na próxima semana ou não vai ser preciso?
As contas da Europa
Um pouco mais abaixo temos a luta pela Europa. O Sporting ainda tem perto de 1% de probabilidade de ir parar à Liga Europa (caso seja ultrapassado pelo Guimarães). Mas a grande luta parece ser entre Marítimo e Rio Ave pelo sexto lugar que este ano dá acesso ao palco europeu.
A liga dos últimos também parece ser uma luta (quase) a dois
O Nacional “garantiu” a participação na II liga neste último fim de semana. Pelo que a luta pelo último lugar parece ser entre o Tondela e o Moreirense, com a equipa orientada por Pepa a ser a “favorita” a descer. O Arouca ainda está em risco (ainda que muito reduzido — 0.7%).
A jornada em detalhe
O Benfica e o FC Porto parecem ter a vida facilitada com uma probabilidade de vitória superior a 70%. Ou seja, o Benfica tem pelo menos 70% de chances de fazer a festa já amanhã.
No entanto, nestas últimas jornadas tudo pode acontecer e já na semana passada o Sporting era bastante favorito frente ao Belenenses e… perdeu por 3-1. Pelo que o melhor é mesmo esperar pelo fim dos jogos para festejar.
Até para a semana e… vemo-nos no Marquês?
https://observador.pt/interativo/primeira-liga-as-probabilidades-de-vitoria-e-de-despromocao-equipa-a-equipa/