A Farfetch tem nova morada em Lisboa e está à procura de talento nacional. A tecnológica luso-britânica de moda de luxo, liderada por José Neves, quer contratar, no total, 500 pessoas em Portugal, até ao final do ano. Para o escritório de Lisboa serão 100 colaboradores, os restantes vão distribuir-se entre Porto e Guimarães, anunciou o líder José Neves esta terça-feira, na inauguração do novo escritório.

Em agosto de 2016, a empresa de moda de luxo tinha estendido as operações à capital, para um escritório na Avenida da Liberdade, mudando-se agora para um espaço de 3.000 metros quadrados, na zona de Santos, próxima da aceleradora londrina Second Home e do escritório da Web Summit, por exemplo. Já com 60 pessoas no escritório lisboeta, o espaço tem capacidade para 300 colaboradores e envolveu um investimento de 1 milhão se euros.

No último ano, a startup que é o único unicórnio (empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares) de origem portuguesa, investiu 3 milhões de euros no país. Neste momento, a Farfetch tem cerca de 900 colaboradores em Portugal, de 15 nacionalidades, o que significa que o país está a “conseguir atrair talento de fora”, considera José Neves. Com a contratação de mais 500, serão 1.400 no final do ano, refletindo o “espírito de expansão e de aposta em Portugal”, acrescentou.

Precisamos de muitos e bons. Nós queremos ter o melhor talento em Portugal e se isso significar ter 3, 4, 5 escritórios, vamos fazer esse esforço”, referiu José Neves, acrescentando que não se trata só de contratar mas de “manter esse talento” no país.

As novas instalações serão dedicadas ao desenvolvimento tecnológico, que “é 100% made in Portugal”, sobretudo no norte do país, e também ao serviço ao cliente, explicou o líder da Farfetch. Está também em marcha uma “revolução tecnológica no retalho”, sendo exemplo disso a “Loja do Futuro”. Lançada em abril, a primeira loja online com teto e paredes é uma aproximação da plataforma de comércio eletrónico de moda de luxo ao mundo físico, que coloca a tecnologia no centro da experiência de consumo, e que estará presente em Londres e Nova Iorque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A moda não pode ser digitalizada. A experiência de ir a uma loja, experimentar uma peça de roupa, é que tem de ser diferente”, sublinhou José Neves, acrescentando que se vai assistir a um “revolução no setor do retalho”.

Atualmente, apenas 7% das compras de artigos de luxo são feitas online, o que indica que a maioria das vendas ainda são feitas em lojas físicas. A Farfetch lançou ainda um novo serviço – “Store to Door in 90 minutes” – que permite aos consumidores da Farfetch receber as compras da marca Gucci em 90 minutos, a partir das lojas da marca em Londres, Nova Iorque, Dubai, Los Angeles, Madrid, Miami, Milão, Paris, São Paulo e Tóquio.

Farfetch vai ter uma Loja do Futuro. E compras da Gucci à porta em 90 minutos

Entrada em bolsa do único unicórnio português ainda não tem “timing” certo

Presente na inauguração do novo escritório, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, agradeceu o investimento e considerou José Neves “uma inspiração” para uma geração de empreendedores.

No último ano, segundo dados divulgados pela empresa, a Farfetch cresceu 70% e fechou o ano com vendas brutas de 800 milhões de dólares, registando cerca de 10 milhões de visitas ao site por mês, com os clientes a gastarem, em média, 700 dólares por pedido.

Questionado sobre a entrada em bolsa do único unicórnio português, José Neves referiu que esse será “uma passo que a empresa vai dar, mas que ainda não há timing” definido para a abertura do capital da empresa.

A Farfetch foi fundada em 2008 e, hoje, agrega mais de 750 designers e boutiques de moda de luxo, em 40 países. A plataforma de comércio eletrónico vende para 190 países e, além dos três escritórios em Portugal, está presente em Nova Iorque, Los Angeles, São Paulo, Tóquio, Hong Kong, Shanghai e Moscovo, com uma equipa de 1.600 colaboradores.

No início o mês, a tecnológica luso-britânica foi distinguida pelo site Business of Fashion, que considerou a Farfecth uma das 16 empresas de moda do mundo com melhor ambiente de trabalho, selecionadas entre 190 empresas, onde se incluem nomes, como Gucci, Zara, ou Adidas.

À semelhança dos escritórios em Leça do Balio, no Grande Porto, onde há escorregas vermelhos, mesas pingue-pongue e matraquilhos, Lisboa tem direito a piscina de bolas, piano de cauda, e sala de jogos, que espelham o “efeito Farfetch”. “Quem faz esta empresa são as pessoas. As pessoas são o mais importante”, dizia José Neves ao Observador por altura da entrada da Farfetch no clube das empresas multimilionárias.

José Neves diz que erra muito. Mas a Farfetch vale mil milhões