Em 2015, o famosíssimo iluminador Touche Éclat da marca Yves Saint Laurent era vendido a cada dez segundos, tendo-se tornado um dos mais icónicos produtos de beleza das últimas décadas (foi criado em 1992). Não é bem um corretor, não é bem um iluminador, mas é uma textura que tanto pode iluminar pontos escuros do rosto como esculpir outros porque, basicamente, difunde a luz. Vinte anos depois da criação deste stick mágico, a marca lançou-se numa base — a Le Teint Touche Éclat — que segue a mesma filosofia e, enquanto cria uma cobertura, tem uma fórmula que reflete a luz, iluminando a pele. Tudo isto longe de imaginar que o mundo iria, entretanto, aprender a fazer contornos e strobing.

Contornos à Kim Kardashian? A moda agora é outra

Depois da moda da pele altamente maquilhada e esculpida — mesmo no verão –, 2017 traz de volta a naturalidade e muitas marcas estão a apostar numa nova fórmula: as bases iluminadoras. Não são propriamente uma base (porque não têm cor como, por exemplo, a de Yves Saint Laurent), também não são um hidratante (porque não substituem totalmente o creme) nem um iluminador (porque são uma fórmula para aplicar no rosto todo). Pense nelas como uma espécie de CC Cream com iluminação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não são exclusivamente um produto de verão, atenção. Se calhar até vai tirar maior partido destas novas fórmulas durante o inverno em que a pele fica baça, pálida e sem brilho. Mas é no calor que o seu uso faz todo o sentido porque a maquilhagem torna-se pesada e a base é a última coisa que temos vontade de usar.

Como se aplicam?

A textura destes produtos é bastante fluída, funde-se imediatamente na pele e deixa um brilho subtil e saudável. A ideia será, então, abolir mesmo a base da sua rotina e dar a estes produtos uma oportunidade. Assim, pense numa rotina simples: primeiro o seu creme de dia, depois o protetor solar, seguido destas novas fórmulas iluminadoras e, por cima, pode aplicar o corretor nas zonas onde precisa disfarçar alguma imperfeição, borbulha, olheiras ou manchas. No fim, o seu pó e está pronta para sair de casa.

Pode encontrá-las sob diversos nomes como Highlighting Tint, Strobe Cream Lumineux, Illuminating Balm ou até no português hidratante iluminador. Na fotogaleria, em cima, mostramos algumas das bases iluminadoras que já existem no mercado português para que seja mais fácil procurá-las nas lojas.