A abordagem da empresa é simples: pegar no que os utilizadores foram dizendo ao longo do último ano e implementar mudanças de forma prática, leve e minimalista. Por isso o Twitter está agora diferente e mais redondo, com uma interface mais limpa e interativa que continua a agradar à vista.

As mudanças começaram esta semana e, gradualmente, estão a chegar a todos os utilizadores de todas as plataformas – twitter.com, iOS, Android, TweetDeck e Twitter Lite.

As mudanças foram implementadas de uma ponta à outra da plataforma. No caso dos smartphones, as aplicações têm agora um novo menu lateral que incorpora o perfil, contas adicionais, definições e privacidade tudo num só local e à distância de um toque.

A letra foi aperfeiçoada para oferecer aos utilizadores uma leitura mais facilitada, com um maior destaque entre os conteúdos, com símbolos desenhados de forma mais simples e as fotografias de perfil passaram de quadradas a redondas.

Cada publicação (tweet) é agora atualizada em tempo real podendo o utilizador acompanhar quantos retweets e “gostos” tem sem precisar de atualizar constantemente a página.

Para infelicidade de muitos utilizadores o Twitter ouviu várias opiniões, mas não uma das mais desejadas em todo o mundo: a opção de editar um tweet ainda não chegou com esta mudança na rede social.