Quantos estilos cabem numa única loja? Na Hay Carmo, os guarda-roupas são para todas as ocasiões e, no final, ainda pode brindar às boas compras com um cocktail de verão. A nova store-in-store acaba de abrir num dos pátios mais recatados do Chiado, em Lisboa, de alvo apontado à moda feminina, mas com espaço de sobra para se dedicar a outras áreas. Ao leme está a consultora de moda Juliana Cavalcanti, que passou os últimos meses em busca de marcas especiais. Nem todas são portuguesas, mas o design de autor espreita em cada etiqueta.
Mas porquê várias lojas dentro de uma só? O conceito não é uma novidade por cá, mas a disposição da Hay Carmo deixa-o bem claro. Apesar da montra partilhada, dentro da loja cada marca ocupa o seu próprio expositor. O desafio foi, por isso, duplo: fazer com que esta manta de retalhos fosse o mais harmoniosa possível e conceber o espaço de forma a que todos os estilos respirassem.
Aqui, o trabalho de bastidores também tem o seu peso. Mais do que se limitar a pôr as peças à venda, a Hay Carmo quer ajudar as pequenas marcas a crescer. Por isso, reservou o andar de cima para apresentações e showrooms temporários e montou um estúdio de fotografia para cumprir as necessidades básicas de comunicação.
Outra das prioridades foi diversificar os registos. Se os vestidos da brasileira Aya são capazes de fazer um brilharete na mais exigente das galas, os biquínis e fatos de banho das portuguesas 38 Graus e Maria Martinez só dão ainda mais vontade de por o pé na areia. Diretamente das passerelles nacionais, Katty Xiomara e Susana Bettencourt também apareceram para reclamar o seu quinhão em pleno Chiado. O streetwear da Repto eleva a fasquia da versatilidade, lado a lado com outras marcas portuguesas como a CAU e a Juu. Hoje, são estas algumas das marcas que encontramos na loja. Amanhã podem ser outras, já que a rotatividade é um dos lemas da casa e o objetivo da curadora é ter novas residentes a cada dois meses.
Os acessórios brilham por si, logo à entrada. Minimalisbon, Carolina Curado, Cinco, Moskkito, Mr Boho e Juliana Bezerra dão força ao made in Portugal e tornam este mergulho na moda de verão ainda mais refrescante.
O refresco não fica por aqui. A Hay Carmo soube tirar o melhor partido do pátio e montou uma esplanada para os dias mais soalheiros. O menu inclui bruschettas, tábuas de queijos e enchidos e ainda algumas sugestões verdes, não vão algumas clientes terem a ambição de caber dentro de um S, depois do repasto. Para acompanhar os petiscos, a carta traz vinhos, gins e cocktails, mesmo a tempo de fazer um brinde à nova loja da Rua do Carmo.
Nome: Hay Carmo
Morada: Travessa do Carmo, 1 C, Lisboa
Horário: De segunda a sábado das 10h às 20h