Michael Phelps, vencedor de 28 medalhas olímpicas, vai colocar a sua destreza aquática à prova e nadar contra um tubarão branco. A corrida vai acontecer durante a Semana do Tubarão, uma celebração anual que o canal Discovery Channel realiza em honra destes animais, e será transmitida no dia 23 de julho.

É um evento monumental, nunca ninguém fez nada assim“, lê-se no comunicado de imprensa, citado pelo Huffington Post. “O atleta mais condecorado do mundo enfrenta o maior predador do oceano: Phelps vs. Tubarão – que comece a corrida”.

Ainda não se percebe em que condições é que Phelps, que completa 32 anos no fim deste mês, vai competir contra uma tubarão branco. Há questões que se levantam: vai nadar em estilo livre, em mariposa ou de bruços? Será que o tubarão sabe as regras de uma corrida? Haverá alguma gaiola de proteção? Phelps vai usar barbatanas?

Recentemente, o nadador deu uma pista sobre aquilo que os espectadores podiam esperar, ao publicar uma fotografia de um tubarão branco a passar perto de uma gaiola de mergulho. Na descrição, é possível ler: “Fiz algo que sempre quis fazer. Estar numa gaiola e nadar com tubarões brancos“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Phelps vai aprender a manter a calma quando o tubarão nadar a poucos metros do seu corpo, de acordo com a Discovery.

Os tubarões podem alcançar os 70 km/h e os 21 km/h atingidos por Phelps podem não ser suficientes para vencer a natureza, mas o nadador norte-americano não vai desistir sem dar luta.

Apesar de ter posto um fim à sua carreira na natação, depois dos jogos do Rio em 2016, Phelps diz que esta é a melhor maneira de voltar e acabar com esta etapa da sua vida. “Eu queria que isto fosse a cereja no topo do bolo”, afirma.

A programação do canal televisivo para a semana dedicada aos tubarões inclui, não só a corrida de Phelps que vai acontecer no Great Gold vs. Great White, mas também outros programas.