Com Michael Phelps a assistir na bancada, Léon Marchand fez cair o mais antigo de todos os máximos mundiais que ainda vigorava na natação pura. O nadador francês bateu este domingo o último recorde do Mundo individual que ainda pertencia a Phelps, ao nadar os 400 metros estilos em 4.02,50 minutos para vencer a final dos Mundiais de Fukuoka.

Marchand fez cair o recorde por uma larga margem — o norte-americano, 28 vezes medalhado olímpico e considerado um dos maiores desportistas da História, tinha feito 4.03,86 em Pequim2008.

O agora mais antigo recorde do mundo na natação de piscina longa é o da estafeta 4×200 metros livres dos Estados Unidos, conseguido um dia depois do que agora caiu e também em Pequim2008, por Phelps, Ricky Berens, David Walters e Ryan Lochte.

Filho de dois antigos nadadores olímpicos, Marchand, de 21 anos, é a primeira pessoa a nadar a distância abaixo dos 4.03 minutos, somando o terceiro título mundial, depois de dois em Budapeste2022, apresentando-se como um dos nomes grandes, a nadar em casa, para Paris2024.

“É de doidos. Foi das coisas mais dolorosas que fiz na vida, e é fantástico fazer isto cá. O melhor está por vir”, declarou, pouco depois de fazer história na natação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR