O pão torrado vem numa cestinha digna de ser virada do avesso, enquanto numa mesma tábua de madeira há presunto de pata negra, queijo seco e saladas feitas à maneira da casa. É provável que a descrição faça o estômago ronronar de apetite e estas são apenas as entradas de um brunch que se quer feito de marisco — sim, leu bem. A iniciativa que tem tanto de novo como de surpreendente é da Pesqueiro 25, a marisqueira que abriu as portas no passado dia 25 de abril no Cais do Sodré, em Lisboa.

Pesqueiro 25. Cheira bem, cheira a marisco

Quiseram os chefes João Diogo Mendes e César Lourenço, bem como os sócios envolvidos no projeto, arriscar e criar um menu de brunch à base de marisco — tirando as sobremesas e o pão tostado, tudo o resto vem do mar. Disponível a partir da próxima terça-feira, do menu fazem parte sabores que tão bem sabem em tempo de temperaturas quentes. Venham de lá as tábuas de marisco variado, em que percebes partilham espaço e atenção com canilhas, sapateira, búzios, burrié, camarão da costa e de Moçambique, sem esquecer os lagostins.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A tábua de marisco variado vem recheada de propostas do mar, incluindo percebes, sapateira e búzios. @Jorge Simão

As tábuas, feitas de maneira a serem partilhadas com colegas de apetite, fazem-se ainda acompanhar do já afamado picadinho de búzios com camarão, do camarão à la guillo e das amêijoas à Bulhão Pato, iguarias que por estes dias ajudam a encher o Pesqueiro 25 de clientela — o restaurante é inspirado na ainda homónima casa-mãe, aberta em 2016 em São Martinho do Porto, que até ao final do mês vai ser rebatizada de Pescaria Final. Apesar das cartas serem idênticas em ambos os espaços, o brunch apenas está disponível em Lisboa.

O brunch de marisco, que o chefe João assegura ser uma ideia inovadora em Portugal, está disponível das 12h00 às 15h00, sendo que do menu fazem parte ainda dois copos de vinho, duas imperiais ou dois refrigerantes por pessoa — a água é naturalmente à discrição e há ainda café a escoltar a tábua colorida de frutas ou as sobremesas (um bem-haja à panna cotta e à tradicional mousse de chocolate). A ideia pode ter arrancado por altura do verão, mas é para continuar durante o ano inteiro. Enquanto houver marisco, há brunch.

Nome: Brunch de marisco do Pesqueiro 25
Morada: Rua Nova de Carvalho, 15, 1º andar (Cais do Sodré), Lisboa
Telefone: 91 924 5438/ 91 678 1281
Horário do brunch: Terça a domingo das 12h à 15h
Preço: 41,25€ por pessoa