Tasquinha da Linda
Doca das Marés A-10 (Viana do Castelo). 258 847 900 / 963 012 360. www.tasquinhadalinda.com
Fica num antigo armazém de pescadores, junto ao Forte de Santiago da Barra e está longe de ser a tasquinha que o nome indica. É, isso sim, um restaurante especializado em peixe e marisco que rapidamente se tornou uma referência em Viana do Castelo e arredores, graças à frescura do produto e qualidade do serviço.

A Cabana
Avenida Marginal, Lugar de Cedovém, Apúlia (Esposende). 253 982 065; acabana.net
Não é sítio para quem gosta de tranquilidade nem para quem não suporta filas de espera. O barulho e a desordem fazem tanto parte d’A Cabana como a ótima matéria-prima que oferece. E o nome não podia ser mais apropriado: trata-se, de facto, de uma cabana restaurada — e apertada –, onde o peixe e o marisco são as estrelas da companhia.

View this post on Instagram

Last night in Portugal….

A post shared by ??Sandro™??✌?✌? (@sandromaggiori) on

Praia Mar
Avenida Infante Dom Henrique, 58 (Vila do Conde). 252 644 523; www.praiamar.net
Em Caxinas, terra de pescadores, o Praia Mar marca tanto a paisagem — fica num edifício envidraçado à frente do mar, desenhado por Siza Vieira — como o estômago de todos aqueles que o visitam. Não só pelo marisco, de qualidade assegurada seja qual for a espécie ou contexto, mas também pelo peixe fresco ou até pelas peças de carne black angus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marisqueira “A Antiga”
Rua Roberto Ivens, 628 (Matosinhos). 229 380 660. www.esplanadamarisqueira.com
Parabéns a você, nesta data querida: a Antiga completa este ano seis décadas de existência. São muitos anos — não a virar frangos — mas sim a servir marisco fresquíssimo, já que a casa tem viveiros próprios. O ambiente consegue ser acolhedor no inverno e fresco no verão. Atenção aos arrozes e açordas de marisco ou lavagante, as especialidades da casa.

https://www.instagram.com/p/BGrGfjREy7-/?taken-at=509329521

Os Lusíadas
Rua Tomás Ribeiro, 257 (Matosinhos). 22 9378242. restaurantelusiadas.com
Apesar da localização — zona ribeirinha de Matosinhos — não é a típica marisqueira de mesas corridas, toalhas de papel e cerveja fresca a rodos. Tem um aspeto mais cuidado e uma carta que vai além do marisco, com alguns clássicos intemporais e quase unânimes, caso, por exemplo, do peixe frito com açorda de ovas do mesmo, uma receita típica desta zona.

Toupeirinho
Rua do Godinho, 27. 22 938 7016. toupeirinho.pt
Poucos homens percebem tanto de peixe e marisco nesta região como José Silva, o gerente do Toupeirinho, espaço que prova que as marisqueiras não se medem aos palmos: pode não ter o tamanho de casas vizinhas mas não lhe falta nada mais, tanto os bons produtos marítimos como o talento na respetiva confeção.

A Marisqueira de Matosinhos
Rua Roberto Ivens, 717 (Matosinhos). 229 381 763. www.amarisqueiradematosinhos.com
Apesar de um nome de batismo algo presunçoso, que dá ideia de ser a única marisqueira da cidade, é sítio para ir à confiança. A matéria-prima é de qualidade e tem a rotação necessária para estar sempre fresca. Há inúmeras opções de marisco, tanto ao natural como acompanhado. Destaque ainda para os pratos do dia, do bacalhau à Braga (segundas) às tripas (domingo).

O Gaveto
Rua Roberto Ivens, 826 (Matosinhos). 22 937 8796. ogaveto.com
Quem tem por hábito desconsiderar as esquinas e gavetos deste país devia pôr os olhos neste clássico. Há mais de trinta anos que n’O Gaveto se serve peixe fresquíssimo e marisco de gabarito. As vitrinas e o gigante aquário sempre bem recheado de lagostas dão o mote a uma refeição que pode (e deve) incluir camarão da costa e percebes locais, apanhados na zona de Angeiras.

The Blini
Rua General Torres, 344 (Vila Nova de Gaia). 22 405 5306. theblini.com
É possível que nunca tenha ouvido falar no conceito marisqueira de autor. Mas será essa a forma mais fácil de descrever este The Blini, aberto há cerca de um ano pela mão do chefe transmontano José Cordeiro, que junta aqui algumas criações autorais a uma cozinha mais direta ao assunto, sempre com foco no marisco fresco. A belíssima vista para o Porto ajuda à digestão.

Zizi
Rua do Mar, Praia da Aguda (Vila Nova de Gaia). 22 762 0728 / 91 779 6027 ; facebook.com/Restaurante.Zizi.oficial
A caldeirada e o arroz de marisco são os pratos mais afamados do Zizi mas não é preciso obrigar o aparelho digestivo a tanto exercício. Isto porque nunca falta marisco (e de qualidade) para cozer à dose. A esplanada, em pleno areal da Praia da Aguda, é o melhor espaço para desfrutar da refeição durante esta época.

https://www.instagram.com/p/5j5w9gIWpB/?taken-at=264193227

Aquário Marisqueira de Espinho
Rua 4, 540 (Espinho). 22 732 1000. facebook.com/aquario.espinho
Mesmo em frente ao Casino de Espinho, é uma excelente opção para um repasto pós-jogo, especialmente se as slot machines, roletas e afins tiveram sido generosas para com o apostador. Se a nortada estiver meiga — o que não acontece com frequência –, há uma esplanada bem apetecível onde se podem apreciar os frutos do mar com os olhos no dito.

Oxalá
Rua Família Colares Pinto (Ovar). 256 591 371 / 96 248 6480 / 91 417 2290. www.oxalarestaurante.pt
Apesar de serem o peixe e o marisco fresco as estrelas da companhia neste ícone ovarense, uma refeição aqui deve começar por um aperitivo no bar do restaurante, com presunto e queijo a acompanhar. Depois, é rumar à mesa e escolher o que de mais fresco houver. Se a indecisão pesar opte-se pelas sinfonias, mistos de peixe e marisco capazes de satisfazer as bocas mais exigentes.

Dóri
Rua José Estêvão, Praia da Costa Nova (Gafanha da Encarnação). 234 369 017 / 91 772 6868. facebook.com/restaurante.dori.9
Por cima do (colorido) Mercado da Costa Nova está este Dóri, que não deve a designação à personagem homónima de “À Procura de Nemo”, mas sim aos típicos barcos de pesca do século XIX. A localização — que não é a de sempre, já que o restaurante só se mudou para aqui em 2013 — dá-lhe acesso privilegiado à melhor matéria-prima marítima da região. E o Dóri não desperdiça.

View this post on Instagram

?️

A post shared by Joana Cardoso (@joanacardoso95) on

Estrela do Mar
Avenida Marginal (São Pedro de Moel). 244 599 245. facebook.com/Esplanada-Estrela-do-Mar
Imagine uma marquise de luxo, embutida na falésia, com vista para a praia de São Pedro de Moel. É assim este Estrela do Mar — pelo menos na sua parte interior, já que também tem esplanada –, um restaurante onde há prioridade aos produtos marítimos, seja marisco ou peixe fresco, sempre bem tratado pela grelha.

Tonico
Avenida Nossa Senhora da Vitória, 16 (Pataias). 96 554 2533. facebook.com/marisqueiratonico
É um clássico desta região, tão clássico, aliás, como a sua praia vizinha, a de Paredes de Vitória, que em tempos idos foi um porto importantíssimo a nível nacional. O Tonico, que existe há cerca de 40 anos, é conhecido não só pelo marisco fresquíssimo — com destaque para o que vem de águas próximas — mas também pelas açordas do mesmo.

Aki d’el Mar
Avenida Manuel Remígio, 8 (Nazaré). 262 551 028. facebook.com/AkiDelMar
Quando uma empresa se dedica, ao mesmo tempo, à criação de marisco em viveiros próprios, à sua posterior depuração e, no final de tudo isto, ainda tem uma marisqueira de portas abertas ao público, espera-se, claro, que a matéria-prima prime pela frescura e variedade. É o caso desta Aki d’El Mar, na marginal da Nazaré, onde as montras recheadas abrem o apetite e as longas mesas corridas acolhem quem o procura saciar. Nem sempre é fácil arranjar lugar, mas vale a espera.

Pesqueiro 25
Rua Cândido dos Reis (São Martinho do Porto). 262 406 983. facebook.com/Pesqueiro-25
Abriu há apenas um ano, pela mão do empresário e chefe João Diogo Mendes (que está ligado a outra excelente marisqueira da região, a Chapa 7), mas já teve tempo de se expandir até Lisboa. Na casa-mãe, o objetivo — plenamente conseguido — foi recuperar a velha tradição das marisqueiras da estância balnear de São Martinho do Porto, num espaço simples onde quem brilha é a bicharada marítima, apresentada em todas as formas, feitios e companhias.

https://www.instagram.com/p/BRQu1v7hHS6/?taken-at=1734217676795880

Mirandum
Rua Heróis do Ultramar, 23 (Peniche). 262 782 958. www.facebook.com/Marisqueira-Mirandum
Se perguntar a um local qual a melhor marisqueira de Peniche, há grandes probabilidades de ouvir “Mirandum” como resposta. Depois de experimentar percebe-se porquê. A mariscada da casa é uma obra de arte em formato de travessa com algum do melhor marisco vindo dos mares do Oeste, sejam burriés, sapateiras, navalheiras ou lagostins. O camarão frito, para os apreciadores, também é opção segura: é o próprio dono, Nuno, que lhe apura o sabor.

Viveiros do Atlântico
EN 247 (quilómetro 46,5), Ribamar (Ericeira). 261 860 300; www.viveiros-atlantico.com
Em Ribamar, perto da Ericeira, difícil é sair mal servido quando se entra numa das varias marisqueiras que povoam a beira da estrada. Na enorme Viveiros do Atlântico, como o nome indica, a vertente de restauração é complementada por viveiros que albergam, entre outros, lavagantes, sapateiras, lagostas ou santolas. Quem quiser pode escolher a sua.

https://www.instagram.com/p/9YugGVy7uW/?taken-at=1023838710

César
EN 247 (em frente ao Parque de Campismo), Ericeira. 261 860 950 / 261 860 955; www.restaurantecesar.pt
Outro dos restaurantes da zona com viveiros próprios (e que viveiros — recomenda-se a visita), o César destaca-se sobretudo pela mariscada da casa, que dá à vontade para dois estômagos generosos ou três de tamanho normal. Não é apenas a típica mistura de mariscos cozidos em travessa: esta tem uma passagem pela frigideira que lhe dá um gosto especial. É, também, uma excelente opção para quem tem crianças, graças ao respetivo parque infantil.

Azenhas do Mar
Piscina das Azenhas do Mar, Colares (Sintra). 219 280 739. www.azenhasdomar.com
Se estiver a comer uns percebes neste restaurante e achar que nunca os comeu tão frescos na vida é bem possível que isso seja verdade. É que é o próprio dono, João Pedro, que os apanha nas rochas locais. E, como se sabe, eles ali crescem, e bem, graças ao mar picado da região. Tão picado, aliás, que é capaz de refrescar com salpicos quem escolhe a varanda do restaurante para apreciar a (excelente) oferta de marisco.

Furnas do Guincho
Estrada do Guincho (Cascais). 21 486 9243. www.furnasdoguincho.pt

Será, provavelmente, o melhor restaurante da Estrada do Guincho — se descontarmos o Fortaleza, que joga noutro campeonato. E tem esse estatuto por um conjunto de fatores. A começar pelo espaço belíssimo, tanto dentro de portas como fora, prosseguindo pelo serviço atento e eficaz e acabar na matéria-prima de elevadíssima qualidade, vinda, em muitos casos, dos próprios viveiros do restaurante, situados no meio das rochas vizinhas da esplanada.

https://www.instagram.com/p/BVB1dhNgMeG/?taken-at=996004512

Mar do Inferno
Avenida Rei Humberto II de Itália, Boca do Inferno (Cascais). 21 4832218. www.mardoinferno.com
Ao contrário dos seus vizinhos de Cascais e do Guincho, o Mar do Inferno continua a ter uma atmosfera descontraída e familiar, muito culpa dos anfitriões: Lurdes Tirano e os filhos sabem receber e aconselhar quem os visita, sejam estreantes ou clientes de longa data. E há muito por onde fazer conversa, tal é a oferta diária da casa. O marisco local é sempre aconselhável, tanto as bruxas como as navalheiras ou as santolas. Mas também há boas amêijoas, canilhas algarvias e percebes das Berlengas que, por vezes, atingem dimensões impressionantes.

Eduardo das Conquilhas
Rua Capitão Leitão, 118A (Parede). 21 457 3303. eduardodasconquilhas.com
Para quem faz praia na Linha é quase tradição exibir o bronzeado em sessões de marisco ao fim da tarde no Eduardo, na Parede. Até porque, apesar do nome, a casa não se fica pelas conquilhas e tem uma variedade de mariscos assinalável. E não só — os caracóis, na devida época, também têm reputação.

O Relento
Avenida Combatentes da Grande Guerra, 10C (Algés). 21 411 4063.
Apesar de uma remodelação recente, O Relento continua reconhecível na oferta e na eficácia. Excelentes entradas (destaque para os rissóis), marisco muito fresco e imperial bem tirada servida em canecas de alumínio para manter a temperatura desejável. Quem for com orçamento limitado pode pedir aos responsáveis para fazer uma travessa à medida, tendo em conta o que pensa gastar. Um luxo.

https://www.instagram.com/p/BQYP-eVDkjL/?taken-at=245956613

Nunes Real Marisqueira
Rua Bartolomeu Dias, 120 (Belém), Lisboa. 21 301 9899. nunesmarisqueira.pt
Pode já não ter o apóstrofo de outros tempos — chamava-se Nune’s — mas continua a ter tudo o que lhe deu fama: excelente cerveja à pressão, óptimo peixe fresco e no marisco, que é o que interessa para o caso, boa variedade de oferta que vai do marisco cascalense, como as bruxas, aos bichos algarvios de que são exemplo as amêijoas, o camarão de rabo azul ou a gamba branca de Quarteira. O casco de santola também é especialidade a ter em conta.

Pinóquio
Praça dos Restauradores, 79, Lisboa. 21 346 5106; restaurantepinoquio.pt
Fica numa zona em que os restaurantes para turistas rivalizam, em número, com os tuk tuk, mas nunca se deixou cair na tentação do negócio fácil. Continua, por isso, a apostar na qualidade e a servir as típicas e bojudas amêijoas da Ria Formosa preparadas a vapor numa cafeteira com alho e coentros. Mas nem só do bivalve vive o Pinóquo. Quem não gosta de ter trabalho a comer sapateira tem aqui um daqueles sítios onde ela já vem toda arranjada (leia-se desfiada) da cozinha.

View this post on Instagram

#lobster in #lisbon #WhatPhilsHaving ##NetflixandPhil

A post shared by Phil Rosenthal (@phil.rosenthal) on

Ramiro
Avenida Almirante Reis, 1H (Anjos), Lisboa. 21 885 1024; cervejariaramiro.pt
É por muitos considerada a melhor cervejaria de Lisboa, e as constantes filas à porta, a partir das 18h, dão-lhe, pelo menos, bons argumentos para discutir o estatuto. O Ramiro tem qualidades semelhantes às já enumeradas noutros sítios desta lista — matéria prima de excecional qualidade e variedade na oferta — mas junta-lhes um serviço muitíssimo eficaz e atento: mal se dá o último gole na imperial logo outra chega imediatamente à mesa. Parece magia.

Marisqueira do Lis
Avenida Almirante Reis, 27B (Anjos). 21 885 0739
Pode não ter a fama do vizinho Ramiro mas, por outro lado, também não tem as respetivas filas de espera. E isso é uma vantagem bem importante. Na Marisqueria do Lis tanto é possível optar por um banquete recheado numa das (muitas) mesas, como uma patuscada rápida ao balcão. Em qualquer dos casos conte-se com marisco fresco, cerveja bem tirada e um ótimo prego do lombo para fechar a contenda.

View this post on Instagram

#lisbon #lobster

A post shared by Torsten Kämper (@kaempinski) on

Tasca do Domingos
Rua do Comércio, 26 (Aldeia do Meco), Sesimbra. 21 268 3511
Não se esperem grandes luxos, muito pelo contrário: são os próprios clientes que põem a mesa, fazem o pedido e levantam-no ao balcão quando está pronto. Espere-se, isso sim, marisco incrível, servido em doses generosas e bem confeccionadas, com destaque para os bivalves — da amêijoa à conquilha, passando pelo mexilhão, é pedir tudo o que houver nesse dia.

O Rodinhas
Rua Marquês de Pombal, 25 (Sesimbra). 21 223 1557. www.marisqueiraorodinhas.pt
Este humilde e apertado rés-do-chão no centro de Sesimbra prova que as marisqueiras, tal como os homens, também não se medem aos palmos. Medem-se, isso sim, pela qualidade do produto e aí O Rodinhas é infalível. Muito mais, aliás, que outras casas de maior nomeada na mesma vila piscatória. Vale a pena explorar a carta e, até, saltar as fronteiras da oferta de marisco — os caracóis e o choco frito, por exemplo, também são de confiança.

https://www.instagram.com/p/BVA8CrZFFPs/?taken-at=265966275

Modesto
Largo de Bombaldes, 4 (Sesimbra). 91 919 7323. www.marisqueiramodesto.com
Este Modesto, que uns chamam marisqueira outros café (é a modéstia, lá está), tem mais de 70 anos de história — começou por ser uma taberna ponto de encontro dos pescadores sesimbrenses, até se transformar noutro dos destinos incontornáveis da terra no que respeita ao marisco. E não só: o choco frito da casa também tem muito boa fama.

Pérola da Mourisca
Rua da Baía do Sado, 9 (Setúbal). 265 793 689.
Excelente opção para uma patuscada pós-praia na zona da Arrábida, esta Pérola — que não fica no centro de Setúbal, mas sim na Mourisca, junto ao Estuário do Sado — destaca-se sobretudo, mas não apenas, pelo marisco, que é fresco e variado e pode ser complementado com algumas doses substanciais de petiscos e pratos mais tradicionais. Para fazer a digestão, nada como um passeio ao Moinho de Maré da Mourisca, que fica ali bem perto.

O Beicinho
Rua Jacinto Virgínio, 9 (Sines). 269 632 398. facebook.com/restaurantebeicinho
A grande fama d’O Beicinho, cuja designação se deve ao apelido do seu proprietário e anfitrião (José Beicinho), advém do ótimo peixe grelhado que ali se serve e, consequentemente, come. O marisco, porém, não lhe fica atrás. Basta perguntar pelo que há de mais fresco e pedir à confiança.

Cais da Estação
Avenida General Humberto Delgado, 16 (Sines). 269 636 271. caisdaestacao.com
Nao é apenas uma marisqueira mas merece constar desta lista por duas razões. Primeira: a oferta na matéria, sempre vasta e de confiança. Segunda: o belíssimo espaço, que é uma original recuperação do edifício da antiga estação de comboios de Sines. Partilha gerência e fornecedores com o Marquês, conhecida (e concorrida) cervejaria de Porto Covo.

O Josué
Rua José António Gonçalves, 87, (Longueira-Almograve), Odemira. 283 647 119 /93 652 0048
Até rematar a refeição com a famosa mousse de chocolate com cheirinho (e não é um cheirinho qualquer, antes medronho), vai poder escolher entre muito (e bom) marisco — dos percebes da Costa Vicentina às enormes lagostas saídas dos aquários da casa não falta por onde fazer a festa. O peixe, na sua maioria vendido diretamente por pescadores da zona, também é de confiança.

O Sacas
Entrada da Barca, Zambujeira do Mar. 283 961 151. facebook.com/restaurante.osacas
Se à noite tem excelente vista para o pôr-do-sol, ideal para fazer inveja aos amigos numa qualquer rede social, à hora de almoço permite conversas com os pescadores que ali bem perto, no porto artesanal contíguo, chegam da faina. E, por falar nela, foi um antigo pescador — conhecido por Sacas, precisamente — que abriu este restaurante. Escusado será escrever, portanto, que todo o peixe e marisco que entra ali tem qualidade assegurada. Fica escrito de qualquer forma.

A Azenha do Mar
Azenha do Mar (São Teotónio), Odemira. 282 947 297. facebook.com/Restaurante-A-Azenha-Do-Mar
Não confundir com o restaurante das Azenhas do Mar referido acima. Este fica na Azenha do Mar, na Costa Vicentina, entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe, onde começa o Algarve. É uma aventura conseguir uma mesa, já que não se fazem reservas e a fama é muita. Compreende-se, no entanto, há razões para tal: começam nos camarões fritos e acabam no épico arroz de marisco. E enquanto se espera é sempre possível ir pedindo uns petiscos e jogando matraquilhos na esplanada.

O Paulo
Arrifana (Junto à Fortaleza), Aljezur. 282 995 184 / 934 975 251. restauranteopaulo.com
Em 2013, depois de alguns anos em Odeceixe e outros tantos como responsável de comida e bebida do Parque de Campismo do Serrão, Paulo Silva assentou arraiais junto à antiga fortaleza da Arrifana, com vista para o mítico rochedo da região que dá pelo nome de Pedra da Agulha. O cenário é magnífico e a cozinha não desilude, sobretudo no que toca ao peixe e marisco fresco, para comer ao natural ou confecionado em arrozes, massadas ou cataplanas.

Taberna do Gabriel
Praia da Amoreira, Estrada do Monte Clérigo (Aljezur). 282 991 939
As gambas à Gabriel — cozinheiro e proprietário — são míticas. E há sempre outras opções para completar o festim, finalizando, claro, com um dos arrozes da casa, sempre bem temperados e em doses generosas. Atenção: apesar da vista para a Praia da Amoreira não tem acesso direto a partir desta, é preciso ir à volta.

Sítio do Rio
Estrada da Praia, Carrapateira (Vila do Bispo). 282 973 119. facebook.com/RestSitio-do-Rio
Conhecido sobretudo pela frescura do peixe, trazido diariamente ao restaurante por pescadores locais, no Sítio do Rio também se pode encontrar marisco local de ótima qualidade, que pode servir apenas de entrada, petisco entre mergulhos na vizinha praia da Bordeira ou de refeição completa. O cliente é que manda.

Ribeira do Poço
Rua da Ribeira do Poço 11 (Vila do Bispo). 282 639 075. ribeiradopoco.com
Na capital dos percebes, Vila do Bispo, o Ribeira do Poço é local de confiança para atestar da justeza dessa distinção. Será, no entanto, desperdício ficar apenas pelos crustáceos cirrípedes. Isto porque também há excelentes lapas, mexilhões, amêijoas e outros tantos animais marinhos capazes de tornar uma refeição estival inesquecível.

O Rui
Rua Comendador Vilarinho, 27, Silves. 282 442 682. facebook.com/marisqueira.rui
Se se fechar, por momentos, os olhos, é impossível achar que se trata de uma marisqueira no interior algarvio, tal é o movimento de clientela e a frescura dos bichos. Mas é mesmo. N’O Rui esse preconceito — longe do mar não há bom marisco — vale muito pouco. Já a matéria-prima, pelo contrário, da lagosta às canilhas e das amêijoas aos búzios, grande parte dela local, vale muito. Muito mesmo.

O Jacinto
Avenida Sá Carneiro, Bloco 2 — Loja 2, Quarteira. 289 301 887. facebook.com/RestauranteoJacinto
É fácil de encontrar, na principal avenida de Quarteira, mas não é fácil de adjetivar, tal é a qualidade dos produtos que aqui se servem. O destaque vai todo para o marisco local, como o camarão de rabo azul que as correntes da Ria Formosa levam até ao mar entre Maio e Agosto. E este é apenas um dos trunfos que explica as frequentes filas à porta no verão. Há muitos outros.

Marisqueira Santiago
Rua do Leste, Loja 1 (Quarteira). 289 328 844. facebook.com/marisqueira.santiago
Outra excelente opção em Quarteira, a Santiago — mais uma vez, é o nome do patrão — também joga forte no campeonato da frescura e variedade. Além do marisco, dos arrozes e das cataplanas fazem também muito bem os caracóis à algarvia. No verão convém reservar, especialmente para apanhar um lugar na esplanada.

View this post on Instagram

#santiagomarisqueria #thebest #????

A post shared by Mariruizcabo (@mariaruizcabo) on

Tasquinha do Manel
Marina de Vilamoura (nas traseiras, junto à Escola de Vela). 289 315 756
É uma espécie de segredo mal guardado de Vilamoura. Fica numa zona algo inóspita, nas traseiras da Marina, e, por isso, só lá vai mesmo quem sabe. E muitos sabem. O quê? Que ali se serve peixe fresquíssimo e marisco que afina pelo mesmo diapasão a preços bem mais justos que noutras paragens. É aproveitar.

Fialho
Estrada Nacional 1339, Luz de Tavira (Tavira). 281 961 222.
É uma das mecas do Sotavento para os apreciadores de bons arrozes do mar. Tanto o de marisco como o de lingueirão estão ao nível do melhor que se faz por aí. Mas não é tudo: o Fialho também tem bom peixe e nem sequer fica mal visto por quem optar pela carne. Quem não conseguir lugar na esplanada não pode esperar instalações luxuosas — trata-se, pura e simplesmente, de uma tasca. Modesta mas limpinha.

Casa da Igreja
Largo da Igreja, Vila Nova de Cacela. 289 952 126
Não falta quem tenha comido a sua primeira ostra aqui, nesta pequena casa de família (com cultura própria do bivalve) onde elas se vendem a apenas 1€ a unidade. Tanto podem ser consumidas ao natural como ao vapor e complementadas com outro marisco da Ria Formosa, como amêijoas ou conquilhas. Vale a pena, no final da refeição, apreciar a vista do largo de Cacela Velha para o mar e explorar as ruelas desta belíssima aldeia algarvia.

Maré Alta – Peixe & Mariscos
Largo da Praça, Machico (Madeira). 291 607 126. facebook.com/marealtapeixemariscos
Junto à praia de Machico, uma das raras praias madeiresenses providas de areal, este Maré Alta destaca-se por exibir diariamente uma montra bem recheada de peixe fresco e marisco, de onde o cliente pode escolher a sua refeição. Referência ainda para algumas entradas típicas que não é hábito encontrar no continente, como o gaiado e a gata seca, ou as lapas de escabeche.

Muralhas Bar
Rua das Pedreiras, 20, Caniçal (Madeira). 291 961 468.
As lapas deste snack-bar no Caniçal têm fama entre os locais. Tal como os mexilhões, os camarões e os picados de espada ou polvo que, não sendo de marisco, também merecem referência. O espaço é muito simples, sem grandes luxos, mas tem uma esplanada bem simpática.

By The Sea
Estrada da Praia Formosa, Funchal (Madeira). 291 763 120. facebook.com/restaurantebythesea
Este é outro restaurante madeirense nas imediações da praia, neste caso a da Formosa, a mais próxima do centro do Funchal. Está tão integrado na estrutura rochosa que o acolhe que uma das suas paredes é a própria rocha: daí haver quem lhe chame A Gruta. O marisco e o peixe fresco são os óbvios cabeças de cartaz, com destaque, no primeiro capítulo, para as lapas e búzios.

O Ancoradouro
Rua João Lima Whitton da Terra, Madalena, Pico (Açores). 292 623 490.
Apetece, de facto, ancorar neste restaurante, nem que seja para apreciar a vista incrível para a Ilha do Faial. Mas aqui não são só os olhos que comem. Porque também há sempre peixe e marisco fresco para apreciar, com óbvio destaque para as lapas.

Adega de São Mateus
Largo do Padre Manuel Maria da Costa, São Mateus, Angra do Heroísmo, Terceira (Açores). 295 642 345
O bicho estranho que vê na fotografia abaixo são cracas, um marisco açoreano parente próximo dos percebes. É o tipo de coisa que se pode provar na Adega de São Mateus, que apesar de não ser uma marisqueira, costuma ter boa oferta na matéria para completar os pratos clássicos da casa, como os filetes de abrótea ou alcatra à terceirense, feita como manda a lei.

View this post on Instagram

cracas

A post shared by Gigirlathome (@gigirlathome) on

O Américo (do Barbosa)
Rua das Pensões, 11, Mosteiros, São Miguel (Açores). 296 915 353
O aspeto simples, híbrido café-tasca, pode afastar os menos corajosos, mas nada há a temer: é uma ótima opção na principal ilha do arquipélago para comer lapas, cracas, camarões ou mexilhões. O polvo também é especialidade e até fazem sanduíches (de filete, por exemplo) para levar. Fica em Mosteiros, na parte noroeste da ilha, bem perto da Lagoa das Sete Cidades.

Nota: alguns destes textos foram publicados originalmente a 24 de julho de 2015, num artigo intitulado “38 sítios para comer marisco em Portugal”.