A primeira-ministra britânica, Theresa May, apresentou esta quinta-feira durante uma cimeira do Conselho Europeu em Bruxelas, a seguinte proposta: os cidadãos europeus que residam no Reino Unido há, pelo menos, cinco anos, terão um “estatuto de residente europeu”. Este estatuto irá garantir o direito de permanecer em solo britânico e o acesso à saúde, educação e outros benefícios após a saída do país da União Europeia.

Cidadãos europeus a viver no Reino Unido há cinco anos vão ter estatuto de residência

Rapidamente começaram a chegar reações de vários líderes europeus.

Logo após a cimeira do Conselho Europeu em Bruxelas, numa conferência de imprensa conjunta com o presidente francês Emmanuel Macron, a chanceler alemã Angela Merkel falou sobre a proposta, afirmando que “foi um bom começo, mas também não foi um avanço”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Precisamos de cuidar do nosso futuro enquanto UE27. Este trabalho deve prevalecer sobre as negociações da Brexit”, disse ainda a chanceler alemã.

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, também partilha da mesma opinião de Angela Merkel. “É um primeiro passo, mas ainda não é suficiente”, disse Juncker esta sexta-feira à entrada para o segundo e último dia do Conselho Europeu.

Jean-Claude Juncker: propostas de May são “insuficientes”

Já Donald Tusk foi mais específico quando disse que a proposta da primeira-ministra britânica está “abaixo das expetativas”. O presidente do Conselho Europeu falou acerca do “estatuto de residente europeu” esta sexta-feira, na conferência de imprensa no final da cimeira do Conselho Europeu.

Compete à equipa de negociadores analisar detalhadamente a proposta assim que a recebermos em papel”, disse Donald Tusk.

O presidente do Conselho Europeu teme que esta proposta venha agravar a situação e que os cidadãos da União Europeia que vivem no Reino Unido vejam “os seus direitos diminuídos”.

Se a medida de Theresa May for tomada, 3,2 milhões de cidadãos europeus a viver no Reino Unido e 900 mil britânicos residentes em países da União Europeia serão afetados.