Donald Tusk recusa-se a felicitar Putin pela sua reeleição. Jean-Claude Juncker fê-lo através de uma carta, sem nomear o caso do envenenamento do ex-espião russo, razão pela qual foi alvo de críticas.
O comissário para a Competitividade afirmou que a União Europeia está pronta para tomar medidas se assim for necessário, referindo-se à decisão de Trump de aplicar taxas ao aço e alumínio.
O presidente do Conselho Europeu mostrou-se "absolutamente convencido" de que o projeto de tratado sobre o Brexit vai ser aprovado pelos 27 Estados membros.
Os líderes da União Europeia aprovaram a extensão, por mais seis meses, das sanções económicas à Rússia. As sanções afetam os bancos russos, as empresas do setor da defesa e as companhias de petróleo.
O presidente do Conselho Europeu afirmou, à entrada para uma cimeira de líderes da UE, que a segunda fase das negociações em torno do 'Brexit' constituirá "o verdadeiro teste à unidade" dos 27.
O presidente do Conselho Europeu criticou a Rússia na sequência de uma cimeira com países da ex-URSS, denunciando designadamente as "consequências trágicas da agressão russa na Ucrânia".
O presidente do Conselho Europeu exigiu progressos nas negociações do Brexit até "o mais tardar no princípio de dezembro". A segunda fase de negociações está dependente do sim da cimeira a 27.
A marcha de comemoração do Dia Nacional da Polónia juntou mais de 100 mil pessoas nas ruas de Varsóvia, durante o fim de semana. "Europa branca de nações eternas" era um dos muitos slogans existentes.
O primeiro-ministro vai estar esta quinta-feira na capital da Estónia para um jantar informal de chefes de Estado e Governo da União Europeia. O objetivo do jantar é debater a UE pós-Brexit.
Os europeus a viver no Reino Unido há 5 anos terão "estatuto de residente europeu". A proposta é de Theresa May. Líderes da União Europeia consideram-na "insuficiente" ou "abaixo das expetativas".
O presidente do Conselho Europeu disse que os líderes europeus chegaram a acordo sobre o reforço da cooperação na defesa europeia e combate ao terrorismo, nomeadamente com apoio de redes sociais.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu ao Presidente dos EUA, Donald Trump, para não alterar para pior o "clima (político)", abandonando o acordo de luta contra o aquecimento global.
Theresa May acusou a União Europeia de influenciar as eleições inglesa. Agora, é Donald Tusk que avisa a primeira-ministra britânica. Pede-lhe que controle as emoções ou o Brexit torna-se "impossível"
O presidente do Conselho Europeu advertiu que o futuro das relações da União Europeia com o Reino Unido só deve ser discutido numa fase mais adiantada das negociações em torno do ‘Brexit’.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu a Donald Tusk a convocação de uma cimeira da zona euro se não for alcançado um acordo sobre a Grécia na reunião do Eurogrupo de sexta-feira.
Começou com umas picardias, ares de superioridade dos dois lados. No fim já discutiam em público. O Reino Unido entregou os papéis do divórcio à UE e o bloco respondeu com 9 avisos pouco simpáticos.
Os presidentes do Conselho Europeu Donald Tusk e da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker solidarizaram-se esta quarta-feira com a Holanda, face às acusações de que tem sido alvo por parte da Turquia.
A Polónia, que perdeu uma campanha diplomática para derrubar Donald Tusk da presidência do Conselho Europeu, acusa a UE de "fazer batota" e anunciou uma política "negativa" em relação a Bruxelas.
O presidente do Conselho Europeu enviou uma carta a 27 estados-membros sobre os perigos que a UE corre. O principal é a geopolítica mundial, com Trump a tornar o futuro "altamente imprevisível".
A União Europeia vai financeira rapidamente o Afeganistão com uma verba de 200 milhões de euros para "apoiar a estabilidade e a boa governação no país".
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou esta sexta-feira que a União Europeia está pronta para iniciar negociações sobre a saída do Reino Unido imediatamente.
Os políticos devem aprender a tolerar as críticas e a desenvolver "insensibilidade" perante o que podem ver como insultos já que, de outra forma, podem limitar a liberdade de expressão, recomendou hoje o presidente do Conselho Europeu.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou esta quarta-feira que o acordo com a Turquia vai cumprir a lei ou a "Europa já não será a Europa".
Negociações entre Cameron, Tusk e Juncker para travar a saída do Reino Unido do UE foram interrompidas de madrugada, sem acordo, tendo recomeçado hoje. Cameron revela "alguns progressos".
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou que "não há garantias" de que os líderes europeus consigam um acordo com Londres de forma a evitar a saída do Reino Unido da União Europeia, processo conhecido como "Brexit".
Restrição de benefícios para trabalhadores de outros Estados-membros e evitar mais perdas de soberania são as propostas de Tusk para prevenir saída britânica. Cameron diz que proposta é "substancial".
Donald Tusk e David Cameron tiveram um jantar e encontro oficial e, no final, o que escreveram nas respetivas contas de Twitter mostra que não há sequer acordo sobre o desacordo.
Tusk, presidente do Conselho Europeu, disse que primeiro-ministro britânico tem pressa em resolver o assunto da saída da UE e quer acordo até final do ano. Cameron já ameaçou fazer campanha pelo não.
Perto das 6h Merkel e Tsipras tinham desistido. A dada altura surge o rumor de que o grego tinha abandonado o edifício. Mas não. Tusk travou a fundo, Passos falou e Hollande fez a última investida.
Em plena crise grega, a Europa vai discutir o relatório dos cinco representantes máximos da Europa, com Jean-Claude Juncker à cabeça. Plano dos cinco presidentes quer reforço do controlo orçamental.
O fim das sanções à Rússia está dependente do cumprimento do acordo de Minsk, pelo que poderão vir a ser estendidas até ao fim de 2015, uma vez que há pontos do acordo que só estarão cumpridos até lá.
Saída do euro levaria ao "capítulo mais dramático da História da Europa", diz o presidente do Conselho Europeu. Donald Tusk confessa, contudo, sentir-se, por vezes, "irritado" com o governo grego.
Poroshenko preocupado com acordo. Angela Merkel diz que cessar-fogo na Ucrânia é uma "luz de esperança", embora considere que "verdadeiro teste" será se o acordo no terreno.
O plano Juncker foi aprovado, tal como previsto - estando agora à espera de contribuições nacionais. Os 28 querem que a Comissão desenhe a união energética até março.
No primeiro dia em funções como presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ex-primeiro-ministro polaco, teve um dia cheio: falou com Juncker, com Obama... E não largou o Twitter.
Para afrontar a Rússia ou para cimentar o poder dos países de Leste na União, os líderes europeus escolheram Donald Tusk para liderar o Conselho. O que é que o polaco traz à política europeia?
Além de uma maior firmeza perante a Rússia, a escolha de Tusk confirma o poder da Alemanha. Juncker foi sobretudo uma escolha da CDU e Tusk é uma aposta de Merkel.
Avançado-centro com veia goleadora, membro da minoria étnica eslava da região de Cassúbia, no norte da Polónia, o futuro presidente do Conselho Europeu é liberal e europeísta.
Primeiro-ministro polaco e próximo presidente do Conselho Europeucomprometeu-se a evitar que a União Europeia se divida "entre o grupo da zona euro e os outros" e estendeu a mão ao Reino Unido.
Há três lugares a decidir durante sábado e mais 26 nas próximas semanas. Avizinham-se muitas mudanças na liderança europeia com a possibilidade de Donald Tusk substituir Van Rompuy.
Ministro dos Negócios Estrangeiros polaco critica relação com os EUA e diz que polacos são "otários", numa escuta divulgada por revista. Governo de Tusk está cada vez mais pressionado.
Primeiro-ministro segura governador do Banco Central da Polónia após a divulgação de escutas que comprometem o executivo e a autoridade bancária do país.
Países europeus analisam possibilidade de acordo conjunto com Gazprom e uma possível união da energia, ao mesmo tempo que a Península Ibérica tenta ser alternativa à Rússia.
Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.