Não há estratégia que resista à incompetência alheia. A Renault decidiu que apenas iria apresentar a versão desportiva do Mégane, com a devida pompa e circunstância, no próximo Salão de Frankfurt, que terá lugar na Alemanha dentro de dois meses. Porém, não contava com a distracção (será o termo correcto?) dos técnicos da WIPO, que acharam que ninguém ia reparar se publicassem as fotos da nova versão do popular modelo, sem qualquer camuflagem, nos documentos oficiais da organização.
WIPO é o acrónimo de World Intellectual Property Organization, e é a esta entidade que os fabricantes de automóveis – e não só – recorrem obrigatoriamente para registar os seus produtos. Como este registo acontece necessariamente meses antes de o veículo ser do conhecimento público, seria expectável que os técnicos da WIPO guardassem religiosamente essas informações confidenciais. Mas não.
A parte positiva desta incompreensível gafe da WIPO é que podemos conhecer, dois meses antes do previsto, as formas finais do Mégane RS. Sabe-se entretanto que o modelo possuirá apenas tracção às rodas da frente, um sistema de quatro rodas direccionais (uma versão ligeiramente distinta do 4Control de que a versão GT já beneficia) e um motor de quatro cilindros, finalmente com injecção directa, com cerca de 300 cv.