789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Brasil. Deputados chumbam julgamento de Temer por corrupção

Este artigo tem mais de 5 anos

Deputados brasileiros votaram o parecer da CCJ esta quarta-feira: 264 rejeitaram a denúncia por corrupção contra o presidente brasileiro. Michel Temer permanece até final do mandato.

5 fotos

Após mais de 12 horas de debate sobre o processo de votação e sobre a obstrução – ou não – desse mesmo processo, o presidente brasileiro, Michel Temer, recebeu o apoio de 264 deputados, contra 227 que votaram a favor do julgamento por corrupção, havendo apenas duas abstenções e 19 ausências na votação. A denúncia que exigia uma investigação do Supremo Tribunal Federal foi assim rejeitada.

Temer permanecerá no cargo até ao fim do mandato, previsto para 2018 – só então será formalmente acusado e julgado sem imunidade presidencial.

Entre as vozes do “sim”, que apoiavam o relatório da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania contra a denúncia do presidente, contavam-se quase metade dos deputados que apelaram a uma acusação e a um julgamento formal no final do mandato, para que a estabilidade política não seja afetada.

Justificaram também o seu voto com o crescimento económico e a política reformista — para estes deputados, a denúncia representava mais uma ameaça a toda a política atual e não só uma ação contra os crimes de corrupção passiva e suborno alegadamente cometidos pelo presidente.

Não há argumentos suficientes para afastar o presidente da república”, declarou o deputado Pedro Paulo antes de votar “sim”.

Do lado do “não” – a favor da acusação – estavam os deputados que apelaram aos valores democráticos, apontaram o dedo “ao governo golpista” e repetiram por dezenas de vezes: “ninguém está acima da lei”.

Este grupo apelou a um governo legitimamente eleito e ao respeito pelas mulheres e pelas populações indígenas. O argumento mais batido esta tarde em Brasília foi, contudo, a necessidade de “representar o povo brasileiro”.

“Acusar por acusar”

O advogado do presidente falou esta quarta-feira na abertura do debate. O presidente brasileiro foi acusado de corrupção passiva. Mariz de Oliveira disse que a denúncia demonstra vontade de “acusar por acusar”. Antes da participação do advogado, falou também o relator, Paulo Abi-Ackel, que apelou ao arquivamento do caso.

De acordo com Mariz de Oliveira, a denúncia coloca em risco “conquistas” que foram feitas pela população durante o governo de Temer. Acusa também a PGR de não ter fundamentos jurídicos para avançar com a denúncia e defende que Temer deveria terminar o mandato, em 2018.

Será que a sociedade não prefere um ano e meio dessas medidas benéficas? E a moral e a dignidade pessoal do presidente?”, disse o advogado.

A Constituição brasileira obriga a que qualquer denúncia contra o presidente em exercício seja aprovada por, pelo menos, dois terços da câmara baixa: exatamente 342 deputados. Para a denúncia ser arquivada, Temer precisava de 172 a seu favor.

Tumultos na câmara

Pelas 16h38 foi atingido o quórum de 372 deputados presentes na câmara e aprovado o início da votação: o governo garante que tem cerca de 280 votos a favor de Temer — um dos deputados em licença médica foi convocado para votar. Numa tentativa de conseguir votos a seu favor, o presidente brasileiro abriu hoje as portas a reuniões com 19 deputados: muitos dos quais votaram contra ele.

O lado parlamentar que apoia Temer ainda tentou avançar com uma votação para fechar a transmissão da votação ao público, votação essa chumbada pela oposição. A segunda parte da sessão arrancou pelas 18h00 (hora de Lisboa).

Os deputados aliados da oposição foram vistos a utilizar um autocolante no peito que lê “Fora Temer”, em alusiva sátira à tatuagem do deputado Wladimir Costa (que tatuou Temer no ombro, em homenagem ao presidente). O deputado disse na ocasião ter decidido marcar “para sempre” o apoio ao presidente, mas tudo indica que a tatuagem seja de henna.

Pelas 20h00 gerou-se confusão entre dois deputados – um governista e um da oposição – a atirar dinheiro falso para o chão e a erguer cartazes que liam “não serei cúmplice da corrupção”. Houve empurrões e gritos exaltados e os seguranças da câmara tiveram que intervir.

Se a câmara baixa autorizasse a abertura do processo, o caso passava a estar na jurisdição do Supremo Tribunal Federal brasileiro, que podia optar por tornar Temer um réu no caso. Se tal acontecesse, o presidente era afastado por 180 dias e julgado como um cidadão normal.

Antes da abertura do plenário, cerca das 13h30 (hora de Lisboa), os deputados da oposição manifestaram simbolicamente contra o presidente brasileiro.

Vários manifestantes bloquearam esta manhã três vias principais de acesso a São Paulo, a maior cidade do Brasil, para exigir a aceitação da denúncia. Durante os protestos, os manifestantes queimaram pneus, que colocaram de molde a impedir a circulação, segundo a agência Lusa.

Última atualização às 13h11

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora