Protótipo de um veículo citadino 100% eléctrico e já devidamente equipado para a condução autónoma, concebido para uma utilização em regime de car-sharing, o mais recente concept com que a Smart se prepara para marcar presença no salão Automóvel de Frankfurt, acaba de ser completamente desvendado. Revelando não apenas o futuro das linhas, que são também a identidade da marca suíça, mas principalmente aquele que é, no Grupo Daimler, o primeiro protótipo de automóvel sem volante ou pedais.
Apesar de ter inicialmente apresentação mundial agendada para o maior salão automóvel da Alemanha, a Smart optou ainda assim por antecipar o Vision EQ Fortwo, nome por que é conhecido este estudo. E que, tal como já havia sido anunciado, assume-se como um eléctrico de apenas dois lugares, pensado para a cidade e com todo os atributos de um veículo totalmente autónomo.
Hoje em dia já com uma proposta eléctrica no seu portfólio, o Fortwo Electric Drive, a marca suíça de citadinos aposta, neste estudo, em linhas bem mais futuristas, além de toda uma série de soluções tecnológicas não menos vanguardistas. Como é o caso dos ecrãs de LED, a desempenharem as funções habitualmente atribuídas às soluções de iluminação tradicionais.
De resto, também a enorme grelha frontal foi transformada num painel digital capaz de exibir as mais variadas mensagens, destinadas a comunicar com outros carros que circulam na estrada, ao mesmo tempo que as janelas laterais contam com uma película, através da qual se torna possível exibir informações no interior do habitáculo.
Aliás, o acesso ao habitáculo, de linhas minimalistas, é feito através de duas portas de funcionamento pouco menos que espacial, que abrem para cima e para trás, como forma de garantir não apenas o melhor acesso, mas também quaisquer encontros imediatos com ciclistas ou peões, na abertura. Sendo que, uma vez instalados no interior, nada daquilo que estamos habituados a ver num automóvel, poderá ser encontrado, existindo apenas um enorme ecrã táctil, destinado a exibir todo o tipo de informações. Quanto a volante e pedais, esqueça! Trata-se de um automóvel 100% autónomo, que se conduz sozinho e nem permite ao condutor assumir os comandos. O aspecto positivo desta solução é que, desta forma, é maior o espaço que existe na pequena cabine, para poder esticar (um pouco mais, pelo menos…) as pernas. Veja aqui o veículo em detalhe:
[jwplatform 70T88zrq]
Quanto ao sistema de propulsão eléctrica deste Vision EQ Fortwo, tem por base um pack de baterias de iões de lítio com uma capacidade de 30 kWh, as quais podem ser recarregadas de forma indutiva, sem recurso a qualquer cabo, esteja ou não o carro a ser utilizado, e também de forma a não desestabilizar o fluxo de electricidade.
De resto, este eléctrico com logótipo da Smart deverá ser também encarado como uma mostra daquilo que será possível esperar dos eléctricos que farão parte da futura oferta eléctrica do Grupo Daimler, proposta sob a sigla EQ. E que, segundo o que já foi anunciado, poderão chegar a um total de 10 modelos – repartidos pelas diferentes marcas –, até 2022, a começar neste citadino oriundo da Smart, para terminar num SUV de generosas dimensões, este com o emblema da estrela de três pontas no capot. Espreite aqui e veja como vai funcionar o car-sharing com o Smart Vission EQ Fortwo:
[jwplatform mKvduFrT]