Pensar em penteados como indicadores da cultura ao longo do tempo pode parecer inusitado mas, na verdade, tem muito que se lhe diga. Os cabelos curtos dos anos 20 mostraram a força do pós-guerra, o início da emancipação da mulher que finalmente saiu de casa e começou a afirmar-se na sociedade. Mas além do seu impacto social, o cabelo também tem um papel importante nas tendências e na cultura popular que, querendo ou não, vai moldar a forma como nós mulheres nos afirmamos. Pensar na atriz Jennifer Aniston é pensar no seu famoso cabelo de “Rachel” (personagem na série Friends) que se tornou o mais copiado nos anos 9o. Já a franja de Jane Birkin continuará a ser eternamente copiada por mulheres de todo o mundo.

Quando pensamos em Audrey Hepburn, Marilyn Monroe, Twiggy, Amy Winehouse ou até em nomes mais recentes como Victoria Beckham ou Anna Wintour, lembramo-nos imediatamente dos seus penteados. Porquê? Porque se tornaram icónicos e vão sempre ser relembrados, copiados e reinventados ao longo do tempo.

Na fotogaleria, em cima, faça uma viagem pelos penteados que marcaram o mundo e que se tornaram (quase) tão famosos quanto as mulheres que lhes deram nome.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR