Depois de uma longa espera e um interminável número de teasers, a Volvo revelou por fim o seu mais recente veículo. Trata-se do XC40, o SUV mais pequeno e, por consequência, o mais acessível do construtor sueco, o que não o impede de lidar, com algum à-vontade, com as necessidades de uma família. Promete motorizações de todos os tipos, a gasolina, a gasóleo, e híbridos.

O construtor não divulgou as dimensões do novo modelo, mas tudo indica que se tratará de um concorrente do Nissan Qashqai, BMW X1 e Audi Q3, com um comprimento próximo dos 4,3 metros. Esta bitola é igualmente partilhada pela carrinha V40, apesar do novo XC40 recorrer a uma nova plataforma modular (denominada CMA, de Compact Modular Architecture), que vai originar outros modelos – inclusivamente alguns da Geely, que adquiriu a Volvo à Ford em 2010.

A estética do mais pequeno dos XC é atraente e mais parece uma versão reduzida dos já conhecidos XC90 e XC60, com a Volvo a adoptar o princípio “em equipa que ganha não se mexe”. Mas o aspecto agradável não impede o modelo de exibir o ar possante e robusto que tanto agrada aos compradores desta classe de veículos, que é sempre bom recordar, é o segmento mais popular do momento.

20 fotos

O interior tem um aspecto mais refinado, quando comparado com os restantes elementos da família 40, restando saber como é em termos de espaço, tanto no habitáculo como na bagageira. A Volvo aproveita para prometer grandes feitos para o XC40 em termos de segurança, em caso de acidente, bem como no que respeita ao equipamento destinado às ajudas ao condutor, visando tornar-lhe a vida mais fácil.

No capítulo das motorizações, o XC40 estará disponível com motores de quatro cilindros, nas versões D4 turbodiesel de 190 cv e T5, a gasolina, com 245 cv. Com a marca a assegurar, desde já, que o pequeno SUV vai ter direito a versões híbridas plug-in e eléctricas. Outra novidade será a estreia do novo motor T3 a gasolina, com 1,5 litros e três cilindros, sobrealimentado, capaz de debitar cerca de 160 cv e que estará ao serviço das versões mais acessíveis com apenas tracção às rodas da frente. E será, sem dúvida, este mesmo motor tricilíndrico a motorizar a versão híbrida plug-in, já anunciada.

O novo XC40 será apresentado em Portugal durante a Volvo Ocean Race, a 31 de Outubro, data que marcará igualmente o início das encomendas, bem como a revelação dos preços definitivos. Contudo, as primeiras unidades deverão chegar apenas no início de 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR