Filipe VI dirigiu-se na noite desta terça-feira aos espanhóis para falar sobre a situação na Catalunha, numa mensagem em que deixou clara a posição da Coroa como considerando o referendo catalão “ilegal” e “à margem do Estado de direito” e classificando a situação “de extrema gravidade”. Criticando o governo catalão, o Rei de Espanha classificou a ação das autoridades como “uma inaceitável tentativa de apropriação das instituições da Catalunha”, numa ação que visa “quebrar a unidade de Espanha e a soberania nacional”.

Filipe acrescentou também que a ação da Generalitat tem sido de “uma deslealdade inadmissível ante os poderes do Estado” e que tem fraturado a sociedade catalã. “As autoridades desprezaram os afetos que unem o conjunto dos espanhóis e podem por em risco a estabilidade económica e social da Catalunha e de toda a Espanha.”

Num tom mais otimista, o Rei transmitiu igualmente uma mensagem de esperança “a todos os espanhóis, particularmente os catalães”, colocando o ênfase naqueles que não se reveem no que tem acontecido. “Não estão sós, nem estarão”, prometeu. Falando em “confiança” e “esperança”, o chefe de Estado garantiu que apesar de estes serem momentos difíceis, o país os ultrapassará. “Cremos no nosso pais e sentimo-nos orgulhosos do que somos. Os nossos princípios democráticos são sólidos.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR