O teste nuclear realizado a 3 de setembro pela Coreia do Norte — em que foi testada uma bomba de hidrogénio, a designada “Bomba H” — pode ter tido consequências negativas para o país. De acordo com especialistas em declarações à agência Reuters, é possível que Kim Jong-un não possa realizar mais testes nucleares nos próximos tempos.

Chefe nuclear norte-americano assume que Coreia do Norte testou “Bomba H” a 3 setembro

É que este teste provocou um tremor de terra de magnitude 6,3 e, por consequência, instabilidade em Punggye-ri — a zona onde são realizados os testes — que já tinha sofrido outros tremores de terras na sequência de outros testes. É, por si, uma zona que já estava “muito saturada” mas que era considerada “estável” e onde “raramente acontecia tremores de terra”, daí ter sido escolhida como base dos testes nucleares.

A explosão do teste de 3 de setembro teve tanta força que os túneis existentes no local de testes subterrâneos podem ter cedido”,disse Kim So-gu, investigador do Instituto Sismológico da Coreia do Sul.”

Vários deslizamentos de terra foram detetados na zona através de imagens de satélite. Um professor da Universidade Yonsei, em Seoul, fala mesmo em “deformação da crosta” Os investigadores alertaram ainda para o risco de poluição radioativa caso a Coreia do Norte realize mais um teste nuclear.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR