Foi no Parque St. Jakob que o Euro 2008 começou a descarrilar para Portugal. Uma derrota inesperada contra os suíços mostrou que a equipa portuguesa não estava ao nível desejado. Dez anos depois foi a vez do Benfica — e de uma forma mais bem dolorosa, com uma goleada que por momentos fez lembrar desastres em Vigo. No entanto, em 2008 Portugal ainda conseguiu corrigir um pouco a trajetória, e o Benfica, com algum esforço, ainda pode salvar a temporada europeia, porque na fase de grupos um jogo não é o suficiente para matar o sonho. O problema está que a reviravolta tem de começar com o Manchester United, que parece estar na melhor fase desde a saída de Ferguson.
Assim, depois do desastre de Basileia, o Benfica é agora a equipa portuguesa com menor probabilidade de se manter nas competições europeias – apenas 40%. Já no extremo oposto, o Porto parece ter a vida mais facilitada para seguir em frente na Champions – 60%. Finalmente, o Sporting continua a ter como mais provável destino a Liga Europa.
Passando aos tubarões, vemos que pouco mudou desde a última jornada. Os favoritos continuam favoritos, com Real Madrid e Barcelona ainda muito destacados com perto de 20% de hipóteses de levarem mais uma taça para casa. Bastante depois aparecem Chelsea, Juventus, Bayern e Atletico…
Previsões da jornada
Nesta ronda não temos nenhum confronto de gigantes, algo normal nesta fase. Já as equipas portuguesas têm tarefas de dificuldade distinta. O Sporting tem pela frente um difícil embate com a Juventus, com a equipa de Turim a partir claramente como favorita com 75% de hipóteses de vitória. Já os jogos de Benfica e Porto parecem ser de tripla e têm sensivelmente as mesmas probabilidades, com Manchester e Leipzig ligeiramente favoritos, com 40% e, depois, quer um empate quer uma vitória com 30%.
E caso esteja agora a levantar o sobrolho, pensando que provavelmente o autor benfiquista mudou os números, tenha calma! Relembramos que para o Elo rating e para os nossos cálculos, a performance dos últimos anos na Liga dos campeões tem um peso determinante, e nos últimos anos o Benfica tem estado bastante mais forte do que os Red Devils – será que isso vai importar na hora da verdade?
https://observador.pt/interativo/liga-dos-campeoes-as-probabilidades-de-vitoria-equipa-a-equipa-2/