A Zalando, plataforma de moda online líder na Europa, vai abrir um centro tecnológico em Lisboa no início de 2018. A empresa alemã vai contratar cerca de 50 pessoas no próximo ano, sobretudo na área de engenharia. O local do novo escritório ainda não está definido, mas será numa zona central da cidade e o objetivo é que estes programadores contribuam para que a experiência digital da loja online seja melhorada.
“Com o desenvolvimento do e-commerce, o comportamento dos consumidores torna-se cada vez mais sofisticado. Nesse sentido, é fundamental estarmos no topo da inovação digital e disponibilizarmos a melhor experiência de compra. A abertura de um centro tecnológico dedicado com foco na experiência digital da nossa loja de moda é um passo estratégico para garantir que continuamos à frente das expectativas dos clientes no que se refere à personalização, inspiração e processo de compra’, explica Marc Lamik, responsável pela inovação e parcerias da Zalando.
Para o responsável, Lisboa oferece o ambiente certo para o desenvolvimento do novo centro. “O ecossistema tecnológico
da cidade vai permitir-nos atrair os profissionais talentosos que precisamos e, vamos também estar em contacto com a comunidade local de startups”, afirmou.
A Zalando foi fundada em 2008 em Berlim e tornou-se na plataforma de moda online líder da Europa: são mais de 2.000 marcas de roupa, sapatos e acessórios presentes em 15 países. Tem mais de 12.000 colaboradores, mais de 21 milhões de clientes ativos e cerca de 250.000 artigos disponíveis. Recebe mais de 200 milhões de visitas por mês. Em 2016, faturou aproximadamente 3,6 mil milhões de euros em cerca de 70 milhões de encomendas.
A área de tecnologia da Zalando emprega mais de 1.800 engenheiros na Europa, incluindo Berlim, Dublin, Helsínquia e
Lisboa. No ano passado, a empresa lançou o seu próprio laboratório de pesquisa, o Zalando Research, focado em análise de dados, aprendizagem máquina e inteligência artificial.