Giselo Andrade, pároco da igreja de Nossa Senhora do Monte, assumiu esta semana a paternidade de uma criança nascida 18 de agosto deste ano. E, segundo o Diário de Notícias da Madeira, o padre deseja continuar na paróquia do Monte. Já o Jornal da Madeira conta que o caso era conhecido pela Diocese desde agosto, mas só veio a público nas últimas duas semanas depois de se começar a falar do assunto entre os paroquianos.

Apesar disso, a 27 de outubro, e questionado sobre os rumores, o padre disse ao Diário de Notícias da Madeira: “Relativamente aos factos alegados nego-os peremptoriamente”. Foi na quinta-feira que o Jornal da Madeira divulgou o caso, que este domingo foi manchete no Diário de Notícias da Madeira. O jornal adianta que a Diocese do Funchal afirma que a continuação em funções do padre “cabe ao próprio sacerdote”.

Estando prevista para este sábado a divulgação das nomeações pastorais por António Carrilho, bispo do Funchal, esperava-se com expetativa qual seria o destino das funções que o órgão administrativo canónico ia dar ao padre Giselo. O decreto publicado no site oficial da diocese, omite a paróquia do Monte. Para todos os efeitos, o padre continua em funções.

A filha do padre Giselo Andrade, de 37 anos, é fruto de uma relação com uma mulher de 35, natural do município de Câmara de Lobos. O Diário de Notícias da Madeira adianta que os dois se conheceram quando o padre Giselo era estudante do ensino secundário e que foram colegas de universidade em Lisboa. É referido pelo mesmo jornal que a situação tem causado indignação na paróquia por a mãe ter outros dois filhos, gémeos, de cinco anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Padre celebrou missa deste domingo

O padre Giselo Andrade celebrou a missa da manhã deste domingo tendo esta decorrido com normalidade. No final da eucaristia, noticia o Jornal da Madeira, o pároco, dirigindo-se ao fiéis presentes, agradeceu o apoio “neste momento difícil”.

Quanto às funções que desempenha como diretor do secretariado diocesano da comunicação social não foram ainda avançadas mais informações sobre se continuará ou não no cargo. O bispo do Funchal, no final de uma celebração eucarística deste domingo, afirmou que a saída de Giselo Andrade das funções que desempenha “não está encerrada”.

O padre Giselo Andrade tem estado numa disputa com a Câmara do Funchal enquanto representante da paróquia de Nossa Senhora do Monte na sequência da queda de uma árvore que matou 13 pessoas neste verão durante uma procissão da paróquia.

Funchal. Igreja volta a garantir que terreno onde estava a árvore não é seu