Tabaco

Vídeo mostra efeitos do tabaco na boca, garganta e pulmões

1.219

O Youtuber Chris Notap, que conta com mais de 120 mil seguidores, mostrou o efeito do tabaco para os pulmões. Há dois vídeos, um referente ao consumo de um maço e outro ao consumo de 30.

AFP/Getty Images

O Youtuber Chris Notap, que conta com mais de 120 mil seguidores, mostrou o efeito do tabaco para os pulmões. Para isso, simulou os pulmões com bolas de algodão dentro de uma bomba de ar. Depois de fumar um maço de tabaco, quantidade a que muitos consumidores estão habituados, eis que o resultado foi o seguinte:

Depois da experiência com apenas um maço de tabaco, Chris foi mais longe e decidiu gravar um vídeo onde mostra o que acontece aos pulmões depois de fumar 30 maços de tabaco. O método utilizado foi exatamente o mesmo, mas o resultado foi bem diferente. O vídeo da experiência pode ser visto abaixo e mostra como fica aquele órgão ao fim de um mês de fumo.

O autor dos vídeos escreve na descrição dos mesmos que, apesar de não ser uma experiência científica é uma analogia entre o que acontece na boca, garganta e pulmões, quando se fuma, acrescentando que pode ser uma forma de tentar ajudar as pessoas a deixar de fumar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem sete milhões de pessoas por ano devido ao consumo de tabaco, daí a organização ter apelado, em maio deste ano, para a proibição da promoção do tabaco e para o aumento das taxas e do preço dos produtos.

No mesmo mês, e passado um ano de terem chegado ao mercado português as novas caixas de tabaco, com imagens chocantes que advertiam para as consequências do consumo de tabaco para a saúde, o setor antitabaco considerou que as alterações foram ineficazes e os grossistas afirmaram que as medidas tomadas não tiveram qualquer efeito.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)