O Youtuber Chris Notap, que conta com mais de 120 mil seguidores, mostrou o efeito do tabaco para os pulmões. Para isso, simulou os pulmões com bolas de algodão dentro de uma bomba de ar. Depois de fumar um maço de tabaco, quantidade a que muitos consumidores estão habituados, eis que o resultado foi o seguinte:

Depois da experiência com apenas um maço de tabaco, Chris foi mais longe e decidiu gravar um vídeo onde mostra o que acontece aos pulmões depois de fumar 30 maços de tabaco. O método utilizado foi exatamente o mesmo, mas o resultado foi bem diferente. O vídeo da experiência pode ser visto abaixo e mostra como fica aquele órgão ao fim de um mês de fumo.

O autor dos vídeos escreve na descrição dos mesmos que, apesar de não ser uma experiência científica é uma analogia entre o que acontece na boca, garganta e pulmões, quando se fuma, acrescentando que pode ser uma forma de tentar ajudar as pessoas a deixar de fumar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem sete milhões de pessoas por ano devido ao consumo de tabaco, daí a organização ter apelado, em maio deste ano, para a proibição da promoção do tabaco e para o aumento das taxas e do preço dos produtos.

No mesmo mês, e passado um ano de terem chegado ao mercado português as novas caixas de tabaco, com imagens chocantes que advertiam para as consequências do consumo de tabaco para a saúde, o setor antitabaco considerou que as alterações foram ineficazes e os grossistas afirmaram que as medidas tomadas não tiveram qualquer efeito.

Maços de tabaco com imagens chocantes começam a ser vendidos esta sexta-feira

Imagens nos maços de tabaco chocam há um ano, mas impacto está por medir