“Estava a assar um frango, a tentar assar um frango”, respondeu o príncipe Harry à pergunta que esta manhã, no Palácio de Kensington, tinha ficado no ar. A entrevista ao casal, a primeira desde que o noivado foi anunciado, foi transmitida ao fim da tarde pela BBC. Entre outros temas, houve uma questão obrigatória: como foi o pedido de casamento? “Ele estava a tentar assar um frango e, de repente, uma surpresa incrível. Foi tão querido e natural e muito romântico. Ele pôs um joelho no chão”, afirmou Meghan. “Na realidade, eu mal te deixei acabar o pedido. Eu disse ‘posso dizer sim agora?'”, continuou, quando questionada sobre se tinha aceitado de imediato o pedido de casamento do príncipe.

O anel de noivado, mostrado esta manhã nos jardins do Palácio de Kensington © DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP/Getty Images

O casal admitiu ter-se conhecido às cegas, através de uma amiga em comum. Dois encontros depois, Harry convenceu a atriz norte-americana a partir numa viagem ao Botswana, no verão de 2016. Revelaram que se apaixonaram do outro lado do mundo e que depois do regresso, foi “difícil manter a relação à distância”. Harry e Meghan viam-se de duas em duas semanas, resultado de duas agendas lotadas. Sempre que Markle ia a Londres, o programa passava por jantares na Nottingham Cottage, a dois e com amigos, e por encontros com a família do príncipe. Sobre já ter conhecido a rainha, a atriz descreveu a avó do futuro marido como “uma mulher incrível”.

O pedido de casamento e a história de Meghan Markle. Tudo num vídeo:

[jwplatform B1RuX3Ej]

Em comum, os dois tiveram logo desde o início o interesse pelas causas humanitárias. Agora, pretendem dar continuidade a esse trabalho em conjunto. “As causas são muito importantes para mim e agora vou poder dedicar-me ainda mais a elas. Quero conhecer as comunidades e trabalhar com pequenas organizações”, afirmou Meghan durante a entrevista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem é Meghan Markle, a atriz americana que vai ser princesa em Buckingham?

Sobre a forma como via a família real britânica antes de conhecer Harry, a atriz foi esclarecedora. “Há um mal-entendido. Só porque trabalhei em entretenimento, acham que tenho de saber como funciona este mundo. Estive sempre focada no meu trabalho. Nunca li muita imprensa sequer, para o bem e para o mal”, confessou. Nisso, os noivos estão quites, já que o príncipe também admitiu nunca ter visto Suits, a série canadiana protagonizada por Meghan.

Sobre o anel de noivado, o casal confirmou todas as notícias: há mesmo um diamante do Botswana em memória da viagem onde se apaixonaram e dois diamantes que pertenciam à princesa Diana. “É uma forma de a termos connosco”, afirmou o príncipe. Questionado sobre quais seriam as impressões da mãe em relação à sua noiva, Harry respondeu com boa disposição: “Ela iria adorar as sardas delas. Seriam melhores amigas”, completou.