A marca de carros eléctricos Nio acaba de apresentar, numa cerimónia para potenciais clientes, realizada na capital chinesa, o seu novo SUV. O ES8 já está â venda na China e, embora assumindo-se como um rival directo do Model X, com o qual compete até nas especificações, é proposto a quase metade do preço do Tesla – cerca de 57.475€, graças aos apoios governamentais locais.

Descrito como um SUV de sete lugares, com chassi e carroçaria em alumínio, suspensão a ar e tracção integral em todas as versões, o Nio ES8 tem por base dois motores eléctricos, um por eixo, os quais garantem uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos – valor semelhante ao anunciado pelo Tesla Model X.

Equipado com um pack de baterias de 70 kWh, o SUV eléctrico chinês promete uma autonomia a rondar os 354 km, segundo o ciclo NEDC, embora sem revelar aspectos como o tempo que demora o carregamento total das baterias. Além desta, está também disponível uma outra variante, mais potente e com autonomia para 500 km.

Troca de baterias e serviço de apoio também previstos

A par da possibilidade de carregamento das baterias na residência, os proprietários do Nio ES8 vão também usufruir de uma rede de troca de baterias, em estações de serviço próprias, onde o processo de troca não demorará mais que três minutos, segundo o fabricante. Outra das alternativas é solicitar o serviço de apoio, em que veículos equipados com sistemas de carregamento poderão ir ao encontro do cliente, para abastecerem o SUV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além destas vantagens, o ES8 surge equipado com um sistema de condução autónoma semelhante ao do Tesla, do qual fazem parte uma série de câmaras e sensores, capazes de permitir que o carro circule por si próprio, quando em estradas principais ou auto-estradas.

Segundo avança a Auto Express, o Nio ES8 está disponível no mercado chinês por cerca de 70.300€, numa primeira edição de 10 mil unidades, particularmente bem equipada. De acordo com o fabricante, esta Founder Edition está já toda vendida.

Embora não exista, para já, qualquer confirmação quanto a uma possível internacionalização do modelo, nomeadamente para os EUA ou para a Europa, os responsáveis da NextEV chegaram a afirmar a intenção de não reduzir a sua actuação ao mercado chinês.

[jwplatform 4r80awSr]