Apps

A app de Edward Snowden que transforma telemóveis num sistema de vigilância

967

Chama-se Haven. A aplicação de Edward Snowden está disponível desde sexta-feira e é gratuita. Haven dá a habilidade de transformar um simples sistema Android num sistema de vigilância caseiro.

PANTELIS SAITAS/EPA

O exílio político na Rússia — onde Edward Snowden está desde agosto de 2013 — não significa que fique parado. O antigo consultor da Agência de Segurança Norte-Americana (e protagonista de uma das maiores revelações sobre vigilância da história dos Estados Unidos) Edward Snowden criou a Haven, uma aplicação que permite transformar um Android num sistema de vigilância caseiro.

Haven é para pessoas que precisam de uma forma de proteger os seus espaços pessoais e pertences sem comprometer a própria privacidade”, pode ler-se no site da aplicação.

Haven, resultante de uma parceria com a Fundação pela Liberdade de Imprensa e o The Guardian Project, está disponível na Google Play desde a passada sexta-feira, numa versão experimental e gratuita.

A aplicação utiliza as potencialidades dos smartphones — câmaras, microfones e sensores — para cruzar informação obtida através deles. A Haven permite detetar movimento e vibração, recolher imagens, sons e mudanças de luz. A cada sinal detetado é enviada uma notificação ao utilizador para outro dispositivo, através de uma mensagem de texto ou através de outras aplicações como a Signal ou a Tor, como aconselha Edward Snowden.

A Haven permite, não só recolher informações sobre o que se passa na zona onde está o telemóvel quando não estamos perto dele, mas que seja adaptada às necessidades dos utilizadores.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)