Empresas

Corticeira Amorim acorda compra de 70% da sueca Elfverson & Co AB

A Corticeira Amorim acordou a compra de 70% da empresa sueca Elfverson & Co AB. O negócio ficou fechado por 5,5 milhões de euros.

NUNO VEIGA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

A Corticeira Amorim acordou a compra de 70% da sueca Elfverson & Co AB por 5,5, milhões de euros, segundo comunicou a empresa à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM). Numa nota divulgada esta quarta-feira, a corticeira portuguesa revela que o acordo foi celebrado através da sua participada Amorim Bartop — Investimentos e Participações, S.A., que integra a Unidade de Negócios (UN) Rolhas, desenvolvendo e produzindo rolhas capsuladas para o segmento de bebidas espirituosas.

“Nos termos do acordo celebrado, são adquiridos 70% do capital social da Elfverson & Co AB, pelo montante de cerca de 5,5 milhões de euros”, refere a comunicação da Amorim à CMVM.

A empresa explica ainda que “sobre os restantes 30% recai uma opção de venda por parte da vendedora (a sociedade sueca Vätterledens Invest AB) e uma opção de compra por parte da Amorim Bartop — Investimentos e Participações, S.A., exercíveis a partir de 2020”, por um preço que dependerá da evolução da performance da empresa sueca nos próximos anos.

“Através desta operação, a UN Rolhas adquire uma participação relevante numa empresa com um portefólio de produtos premium e uma carteira de clientes de relevo que pretende desenvolver, reforçando também as fontes de abastecimento de tops de madeira de reconhecida qualidade, o que permitirá acompanhar o crescimento das necessidades dos seus clientes no segmento das rolhas capsuladas”, refere a comunicação enviada à CMVM.

A Elfverson & Co AB produz tops de madeira para rolhas capsuladas (bartops), os quais são utilizados pelos grandes grupos da indústria de bebidas espirituosas.

A empresa sueca teve a sua origem em 1870, na localidade de Kalmar, tendo sido transferida para Påryd em 1912, onde desenvolve a sua atividade desde então. Desde o início da década de 1990, a empresa é de propriedade da Vätterledens Invest AB. No exercício económico de 2017, a Elfverson & Co registou um volume de negócios de cerca de 4,8 milhões de euros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Europa

Falta de confiança  /premium

Manuel Villaverde Cabral

Por todo o lado são cada vez mais os eleitores que se abstêm ou que se viram para os «populistas» que tudo prometem e, até agora, não conseguem mais do que piorar as coisas, aumentando a instabilidade

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)