O feed de notícias do Facebook vai mudar. Quem deixa o aviso é o presidente executivo e fundador da empresa, Mark Zuckerberg, num post que publicou na rede social. O feed, a secção principal do Facebook que mostra os posts de amigos e partilhas de páginas quando se abre o website ou app, passará a privilegiar as ligações pessoais e familiares em vez de notícias e anúncios. Zuckerberg diz que alterações são para melhorar a experiência dos utilizadores.

https://www.facebook.com/zuck/posts/10104413015393571

Segundo comunicado do Facebook, a atualização do algoritmo utilizado para o feed de notícias vai “prever os posts que com o utilizador goste de interagir”. Ou seja, conversas em que costuma comentar ou pôr like irão aparecer mais recorrentemente. O Facebook afirma que esta alteração irá mostrar “menos conteúdo público, incluído vídeos e posts de publicações e negócios”. Os utilizadores que quiserem continuar a ver conteúdos de páginas públicas vão continuar a ter a opção “see first” (ver primeiro, em português).

Zuckerberg, nas resoluções para 2018, já tinha afirmado que um dos objetivos para este ano era resolver problemas do Facebook. O fundador da rede social mais utilizada do mundo quer passar a mensagem que está focado em alterar a perceção que o público tem das plataformas que o Facebook detém e os efeitos nocivos que têm para os utilizadores e para a sociedade. A notícia surge depois de um ano de 2017 marcado com críticas à rede social por permitir que estados e empresas influenciassem os utilizadores da rede social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os objetivos de Mark Zuckerberg para 2018

A implementação destas novas medidas será gradual e os utilizadores não irão perceber logo a alteração da forma como o feed funciona, isto porque não se trata de uma alteração de design.