Pelo menos quatro homens armados atacaram o Hotel Intercontinental em Cabul, capital do Afeganistão. De acordo com as autoridades afegãs, citadas pela BBC, as forças especiais daquele país estão a tentar neutralizar os atacantes, que começaram a “disparar contra os hóspedes”. A Reuters dá conta de “várias mortos”, sem especificar o número de vítimas. O ataque terá começado às 21h00 locais (17h30, em Lisboa) e ainda não há registo do número de vítimas.
De acordo com relatos, noticiados pela Reuters e a Aljazeera, alguns hóspedes terão sido feitos reféns e os atacantes serão, aparentemente, bombistas suicidas. O vice-porta-voz do ministério do Interior, Nasrat Rahimi, adiantou à AFP que “sete feridos foram levados para o hospital” e que as autoridades conseguir assegurar a segurança dos hóspedes do primeiro e segundo piso e procuram agora fazer o mesmo nos quarto e quinto piso do hotel.
Na quinta-feira, o Departamento de Estado alertou para a possibilidade da existência de ataques terroristas em hotéis da capital do Afeganistão.
Security Alert for #Kabul, #Afghanistan: reports that extremist groups may be planning an attack against hotels in Kabul, such as the Hotel Baron near Hamid Karzai Int'l Airport. Review suggested actions in attached image. For more information, visit: https://t.co/vxivPWIHOP pic.twitter.com/CrCIpXbC2e
— Travel – State Dept (@TravelGov) January 18, 2018
O hotel já tinha sido alvo de um atentado dos talibãs em 2011, num ataque em que morreram 21 pessoas, incluindo os nove atacantes.