481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Cabul

Estado Islâmico

Estado Islâmico reivindica explosão em Cabul

O ataque ocorreu numa área residencial na zona ocidental de Cabul habitada principalmente por população da minoria xiita hazara.
Afeganistão

Líder dos talibãs em reunião pública em Cabul

Mais de três mil clérigos e líderes tribais estão reunidos desde quinta-feira num conselho de três dias com o objetivo de legitimar o regime talibã. Nenhuma mulher foi autorizada a participar.
Cabul

Cabul. Quatro mortos em atentado à bomba

Pelo menos quatro pessoas morreram em Cabul, capital do Afeganistão, na sequência de um atentado à bomba contra um miniautocarro, disse a polícia.
Cabul

Guterres condena ataque a mesquita de Cabul

O secretário-geral da ONU, António Guterres, "condenou firmemente" o "ataque mortal" de sexta-feira contra uma mesquita sunita em Cabul, no Afeganistão, que causou a morte a pelo menos dez pessoas.
Cabul

Cabul. Dez mortos em atentado a uma mesquita

Atacante suicida detonou uma carga explosiva no interior da mesquita sufi de Khalifa Aga Gul Jan, onde se encontravam centenas de fiéis reunidos para a oração. Admite-se um número maior de vítimas.
Cabul

Cabul. Seis mortos e 11 feridos em explosões

Seis mortes e 11 feridos foram o resultado de duas explosões que atingiram uma escola para rapazes num bairro da capital do Afeganistão habitado por famílias da minoria xiita hazara.
Talibã

Família procura bebé entregue a soldados em Cabul

Família entregou bebé a soldado norte-americano na esperança de que este a mantivesse a salvo enquanto pai e mãe não conseguissem entrar no aeroporto. Desde então, paradeiro da criança é desconhecido.
Afeganistão

Afeganistão: Blinken examina erros da retirada

"A dissidência é patriótica. Não deve ser apenas protegida, deve e será saudada com gentileza", disse esta quarta-feira Antony Blinken, num discurso sobre a modernização do Departamento de Estado.
Afeganistão

Mulheres manifestam-se em Cabul

Uma manifestação de mulheres ativistas afegãs, em Cabul, exigiu o direito à educação e ao trabalho, questionando o silêncio da comunidade internacional quanto à opressão dos talibãs.
Liberdade de Imprensa

Talibãs reprimem repórteres durante protesto

Jornalistas impedidos de se aproximarem das mulheres em protesto e proibidos de fotografar. Foram violentamente afastados pelos talibãs, um foi atingido por coronha de arma e retirado do local.
Cabul

Mais de 100 músicos deixam Cabul rumo a Portugal

O grupo de 101 membros do Instituto Nacional de Música do Afeganistão — metade constituído por mulheres e raparigas — desembarcou na segunda-feira e deverá ser acolhidos por Portugal.
Afeganistão

Talibãs dizem ter destruído célula do ISIS-K

Depois de o grupo jihadista ter atacado uma mesquita em Cabul, provocando vários feridos e pelo menos cinco mortos, o governo talibã anunciou que eliminou a célula, após um ataque em retaliação.
Afeganistão

Mulheres afegãs afastadas da Universidade de Cabul

O reitor talibã da Universidade de Cabul proibiu professoras e alunas de frequentarem a universidade, até ser criado "um ambiente islâmico". Aulas através de uma cortina são uma hipótese.
União Europeia

UE mantém "presença mínima" em Cabul

"O envolvimento operacional da UE e dos seus Estados-membros será cuidadosamente calibrado em função da política e ações do gabinete de gestão nomeado pelos talibã" diz a UE.
Afeganistão

Governo de Cabul impede mulheres de trabalharem

O governo de Cabul não permite que as trabalhadoras regressem aos postos de trabalho exceto as que "não podem ser substituídas por homens", como as que estão nas casas de banho públicas femininas.
Afeganistão

Retomados voos humanitários da ONU para Cabul

De acordo com o Programa Alimentar Mundial, será necessário chegar a nove milhões de pessoas por mês "para evitar uma catástrofe humanitária".
Afeganistão

Alto comissário da ONU visita Cabul

"Cheguei a Cabul esta manhã [esta sexta-feira]. Durante a minha visita, avaliarei as necessidades humanitárias mais graves e a situação de 3,5 milhões de afegãos deslocados", disse Filippo Grandi.
Afeganistão

Cerca de 200 estrangeiros deixam Cabul

Cerca de 200 estrangeiros saíram de Cabul num avião em direção a Qatar. A agência Associated Press indica que podem estar 100 a 150 americanos nesse grupo.
Talibãs

Quem é quem no novo governo interino talibã?

Os nomes anunciados esta terça, que se esperavam desde que os talibãs assumiram o poder do país, são já caras conhecidas do Ocidente. O ministro do Interior é dos terroristas mais procurados do FBI
Cabul

Mohammad Hasan nomeado primeiro-ministro afegão

Depois de adiaram sucessivamente o anúncio do novo governo, o porta-voz do grupo talibã anunciou esta terça os membros do governo interino. Ministro do Interior é procurado pelo FBI.
Cabul

Pelo menos 17 mortos em disparos aéreos talibãs 

Os motivos dos disparos são ainda desconhecidos, uma vez que os talibãs não deram ainda uma explicação oficial. Alguns dizem que terá sido a possível conquista da província de Panjshir
Afeganistão

Imagem mostra "invasão" de afegãos em Cabul?

A multidão está, na verdade, a entrar num estádio de futebol nos Estados Unidos da América. Nada tem a ver com os recentes episódios do Afeganistão. Imagens são de 2019.
Noticiário

7h. A festa talibã com afegãos a fugir por terra

Quase 20 anos depois do inicio da missão militar, saiu de Cabul o último voo com soldados norte-americanos. EUA passam missão diplomática para o Qatar, mas avisam que combate ao terrorismo continua.
Noticiário

7h. Cabul. 5 mísseis disparados junto ao aeroporto

É o segundo ataque no espaço de poucas horas. Ontem nove pessoas, incluindo seis crianças, morreram num ataque a membros do Estado Islâmico. Nos EUA, furacão traz ventos de 240 km/hora e devastação.
Noticiário

15h. Nova explosão em Cabul

Associated Press avança que ataque foi levado a cabo pelos Estados Unidos com o objetivo de evitar um novo atentado no aeroporto da capital afegã. Uma criança terá morrido
Afeganistão

Talibãs dizem controlar aeroporto, Pentágono nega

"Agora, só uma pequena parte permanece nas mãos dos norte-americanos", dizem os talibãs sobre o aeroporto. "Eles [talibãs] não controlam qualquer porta de embarque", responde o Pentágono.
Afeganistão

Pentágono diz só houve uma explosão em Cabul

"Houve apenas um homem-bomba" foi a afirmação feita pelo vice-diretor de logística do Estado-Maior dos EUA, general Hank Taylor. Garante que a segunda explosão não passou de uma "confusão."
Afeganistão

Aumenta para 182 o número de mortos em Cabul

Subiu para 182 o número de mortes resultantes do atentado no aeroporto de Cabul, segundo o mais recente balanço de fontes da área da saúde locais, divulgado pela Associated Press.
Afeganistão

Países retiram-se de Cabul antes de o prazo acabar

Suécia, Austrália e Nova Zelândia já realizaram os últimos voos de Cabul, juntando-se a Espanha e Itália, e a Noruega vai terminar esta sexta-feira, bem como o Reino Unido.
Explicador

Afegãos em Portugal. Quantos e quando chegam?

Ainda não há respostas finais a todas estas questões, assume o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Primeiros refugiados que estavam no aeroporto de Cabul já em viagem.
Noticiário

10h. Primeiros refugiados afegãos já em viagem

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação confirma que os quatro militares destacados para Cabul chegam nas próximas horas a Portugal. Turquia negoceia com os talibã.
Resposta Pronta

Afeganistão. "União Europeia está a começar mal"

Alguns países já suspenderam a retirada de cidadãos de Cabul. Eurodeputada Isabel Santos lembra que afegãos em perigo são pessoas que cooperaram com a UE e com a NATO, vidas que é preciso salvar.  
Noticiário

8h. Cabul. Mortos no atentado sobem para 100

Ataque já foi reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico. Pentágono está preparado para mais ataques nos próximos dias. Governo britânico entra nas horas finais de evacuação do Afeganistão.
Afeganistão

Portugal. Militares deixam Cabul "dentro de horas"

O Ministro da Defesa revelou que os quatro militares estão "atualmente empenhados em colocar nos aviões os 38 afegãos identificados e validados para vir para Portugal", para regressarem ao país.
Afeganistão

EUA confirmam pelo menos 13 fuzileiros mortos

O líder do Comando Central dos Estados Unidos, general Kenneth McKenzie, confirmou pelo menos 13 fuzileiros mortos e 15 militares feridos resultantes das duas explosões no aeroporto de Cabul.
Talibã

Bandeira talibã foi hasteada no palácio em Cabul?

Trata-se de uma montagem já desmentida a nível internacional por diferentes fact-checkers. Imagem é de 2020. No dia da tomada de poder do palácio, foram retiradas imagens da bandeira afegã.
Resposta Pronta

Explosões em Cabul. "Podemos esperar mais ataques"

Estado Islâmico não quer estar ligado aos talibãs: "Acham que são pouco radicais", defende o especialista em relações internacionais Daniel Pinéu. "Terroristas estão a aproveitar instabilidade"
Resposta Pronta

Explosões Cabul. "Era óbvio que isto ia acontecer"

Antigo vice-chefe do Estado-Maior General do Exército relaciona as duas explosões junto ao aeroporto de Cabul com a estratégia "nunca vista" de retirada desenhada pelos EUA.
Cabul

Aeroporto de Cabul sob "ameaça terrorista"

Os alertas foram dados ao início da manhã desta quinta-feira e o secretário de Estado das Forças Armadas britânico reforçou a gravidade da situação afirmando que pode ocorrer nas próximas horas.
Noticiário

9h. Ameaça terrorista "credível" em Cabul

Alerta é do governo do Reino Unido, numa altura em que continuam a acumular-se multidões no aeroporto a tentar sair da capital do Afeganistão. Portugal tem 840 famílias dispostas a receber refugiados.
Noticiário

8h. Refugiados. 840 famílias podem acolher afegãos

Portugal tem capacidade para receber mais de 400 refugiados afegãos. É o que adianta em resposta à Rádio Observador o Alto Comissariado para as Migrações. França acaba amanhã evacuação de Cabul.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.