SUV de propulsão exclusivamente eléctrica, o I-Pace representa a entrada da Jaguar na era da electrificação; ainda por cima, com um tipo de carroçaria que é, actualmente, o “objecto de desejo” de grande parte dos consumidores. Motivos que contribuem para que a Jaguar queira fazer da apresentação do I -Pace um momento especial, dando-o a conhecer num evento transmitido para todo o mundo, na Internet.

Seguidor assumido de outros modelos do género já conhecidos na marca, como o F-Pace ou o E-Pace, o I-Pace foi já descrito pelo director de Design da Jaguar, Ian Callum, como “um veículo com visual de supercarro, a performance de um automóvel desportivo e o espaço de um SUV, tudo num conjunto eléctrico”.

Alvo de um longo processo desenvolvimento que se prolongou por mais de 1,5 milhões de milhas, 11 mil horas de ensaios de simulação, além da utilização de mais de 200 protótipos, o I-Pace tem por base uma plataforma eléctrica específica, à qual surge acoplada um conjunto de baterias de 90 kWh capaz, segundo o fabricante, de garantir uma autonomia superior a 500 km com um único carregamento.

Embora não existam ainda dados oficiais, informações entretanto divulgadas apontam para que o sistema de propulsão venha a oferecer uma potência máxima de 400 cv e 700 Nm de binário. Ao mesmo tempo que, em termos de baterias, estas deverão ser capazes de recarregar até 80%, em apenas 45 minutos, desde que utilizando um carregador rápido de Corrente Contínua de 100 kW.

O eléctrico puro I-PACE não é apenas um pioneiro no nosso negócio. Promete, também, revolucionar a indústria. Mal posso esperar para ver o que diz o mundo sobre tudo o que conseguimos com este veículo”, comentou já Ian Callum.

Já em produção, na fábrica da divisão austríaca da Magna Steyr, empresa responsável pela construção do novo SUV eléctrico britânico, o Jaguar I-Pace tem assim apresentação mundial, online, já no próximo dia 1 de Março, que poderá acompanhar no YouTube  e  no Facebook. A que se seguirá a apresentação, ao vivo, no Salão Automóvel de Genebra, dia 6 de Março. Será também nessa altura em que a marca britânica dará a conhecer tanto os preços, como as especificações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR