A primavera, este ano, começou no dia 20 de março às 16h15 e é neste dia que vai começar até 2044, embora a cultura popular possa afirmar que a estação das flores e das temperaturas amenas começa no dia 21. Mas na verdade o início desta estação (e de qualquer outra) depende da órbita da Terra em torno do Sol.

O equinócio de março acontece quando a nossa estrela cruza o chamado equador celeste, isto é, a projecção do plano equatorial da Terra no espaço. Nesta altura o dia e a noite têm a mesma duração.

A primavera é a estação em que a duração dos dias aumenta mais rapidamente. O sol nasce mais cedo e põe-se mais tarde e no início da estação o tempo que fica acima da linha do horizonte aumenta três minutos a cada dia. Desde 2000, a primavera só começou no dia 21 em 2003 e 2007 e isto só vai voltar a acontecer em 2050. Até lá vai haver dois anos — 2044 e 2048 — em que a primavera vai começar no dia 19 de março.

Para este ano não é esperado qualquer eclipse solar ou lunar durante a primavera, mas vai ser possível ver Vénus depois do pôr-do-sol e Marte e Saturno ao amanhecer. No próximo domingo, dia 25 de março, a hora vai mudar e à 1h da manhã os relógios devem ser adiantados 60 minutos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR