O momento de tensão que a rainha de Espanha e a rainha emérita protagonizaram este domingo, depois da missa pascal em Palma de Maiorca, espalhou-se um pouco por todo o mundo. Alguns jornais espanhóis contrataram até especialistas em ler lábios para descobrir o que disse Sofia a Letizia quando esta impediu que a primeira tirasse uma fotografia com as duas netas. Agora, uma das amigas mais próximas da mulher do rei Felipe VI foi convidada de um programa de televisão e revelou qual é o estado de espírito da rainha.

De acordo com Imma Aguilar, Letizia está “desolada e preocupada” com a situação. A jornalista, que conheceu a rainha quando esta trabalhou na CNN+, entre 1999 e 2000, falou ao telemóvel com Letizia e reproduziu depois a conversa no programa “El Círculo”, do canal Telemadrid.

Eu acho que estas são imagens de uma mãe que está preocupada com a imagem das suas filhas. Falei há pouco com a rainha Letizia e está bastante desolada e preocupada com esta situação. Ela está muito comprometida em cuidar das filhas, com a proteção da sua imagem, preocupa-a quem tira fotos, preocupa-a onde saem, quem é que se aproxima delas. É uma reação de mãe”, defendeu Imma Aguilar, que agora trabalha como consultora política.

A Hola conta que, segundo a amiga da rainha, Letizia acha que toda a situação foi uma “tonteria” e acredita que se tratou de um “gesto natural”. Imma Aguilar explicou ainda que a mulher de Felipe VI “não é uma pessoa que tenha sido educada desde o início para ter determinado comportamento público e é muito difícil não poder explicar-se”.

O momento tenso aconteceu este domingo, no final da missa pascal em que a família real marcou presença. À saída da missa, a rainha emérita Sofia preparava-se para posar para a fotografia com as netas, Leonor e Sofia, que abraçava pelos ombros. Nesse momento, a rainha Letizia colocou-se em frente às três impedindo o momento fotográfico e a neta retirou a mão da avó do ombro.

https://youtu.be/8HbvGGPAaXI

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR