Nasceu esta manhã o terceiro filho de Kate Middleton, duquesa de Cambridge, e do príncipe William. Kate deu entrada no St. Mary’s Hospital esta manhã. O menino nasceu às 11h01 e William esteve presente no parto. Tanto a mãe como o bebé estão bem de saúde, afirmou o Palácio de Kensington via comunicado. O bebé nasceu com quase quatro quilos. Kate e William surgiram à porta do hospital, com o terceiro filho ao colo da mãe, cinco minutos antes das seis da tarde.

A duquesa terá sido transportada de carro esta madrugada, na companhia do príncipe William, saindo do Palácio de Kensington em direção à Ala Lindo do hospital em questão (mesmo sítio onde nasceram George e Charlotte, os seus outros dois filhos). O príncipe Harry e outros membros de ambas as famílias — de William e de Kate — já foram informados do nascimento do bebé e estão “encantados” com a notícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O príncipe George e a princesa Charlotte já chegaram ao hospital para conhecer o irmão mais novo. 

A duquesa de Cambrigde regressa ainda hoje a casa, já com o novo bebé nos braços, anunciou o Palácio de Kensington na respetiva conta de Twitter.

O bebé real que nasceu hoje vai ocupar o quinto lugar na linha de sucessão ao trono atrás dos príncipes Charles, William, George e Charlotte. O príncipe Harry, que até agora ocupava o 5.º lugar na sucessão, passa para o sexto lugar após o nascimento do seu terceiro sobrinho. O novo príncipe de Cambrigde é o sexto bisneto da rainha de Isabel II.

Esta é a primeira vez que um príncipe fica atrás de uma mulher na linha de sucessão ao trono. Segundo as antigas regras de sucessão, o terceiro filho de Kate e de William ficaria à frente da irmã, Charlotte. Isso mudou em 2013, quando o Ato de Sucessão à Coroa entrou em vigor e eliminou o “preconceito automático em relação à descendência masculina”, tal como escreve o The Guardian. Quer isto dizer que, desde então, as crianças reais herdam o trono tendo em conta a ordem de nascimento.

Várias pessoas estão à porta do hospital onde se encontra Kate. O britânico The Guardian conta ainda que algumas delas acamparam de um dia para o outro, de maneira a não perder o icónico momento em que Kate se apresenta diante da multidão com um bebé nos braços — situação que já aconteceu duas vezes, aquando do nascimento dos pequenos George e Charlotte, a 22 de julho de 2013 e 2 de maio de 2015, respetivamente.

Kate Middleton anunciou a sua gravidez pela primeira vez no passado mês de setembro de 2017, através de um comunicado oficial.