Telma Monteiro e João Crisóstomo foram os melhores atletas portugueses no arranque do primeiro dia do Campeonato da Europa de judo, que se está a realizar em Telavive. À tarde, a dupla irá lutar pela medalha de bronze, depois das derrotas averbadas nos quartos de final das categorias de -57kg e -66kg, respetivamente.

A judoca do Benfica, atual 12.ª do ranking mundial da sua categoria, começou por afastar a israelita Maayan Greenberg (63.ª do mundo) na primeira ronda por ippon (entre vários elogios que se iam ouvindo na transmissão, explicando que a portuguesa não dava a mínima hipótese sequer à adversária de preparar um ataque), eliminando depois a croata Tena Sikic (203.º do mundo em -57kg e 42.ª em -52kg) também por ippon. Nos quartos de final, Telma Monteiro encontrou pela frente Nora Gjakova, do Kosovo, quinta do ranking mundial, e acabou por perder no golden quando parecia estar melhor também no período extra. No primeiro combate das repescagens, a atleta de 32 anos terá pela frente a húngara Hedvig Karakas.

João Crisóstomo, 40.º do ranking de -66kg, bateu no golden point o bielorrusso Dzmitry Minkou (11.º do mundo) e eliminou da mesma forma no combate seguinte o italiano Manuel Lombardo (74.º do mundo nos seniores, quarto melhor entre juniores), perdendo nos quartos de final com o azeri Orkhan Safarov por ippon. O português vai agora defrontar no primeiro combate das repescagens o israelita Tal Flicker, atleta “da casa” que perdeu com o esloveno Adrian Gomboc.

Os restantes judocas portugueses que entraram em ação no primeiro dia do Campeonato da Europa já estão também todos eliminados nas suas respetivas categorias, -60kg e -66kg do quadro masculino e -48kg, -52kg e -57kg no setor feminino.

Catarina Costa, 25.ª do ranking mundial em -48kg, começou por vencer a britânica Kimberley Renicks (34.ª do mundo) por ippon mas acabou por ser derrotada no combate seguinte pela ucraniana Maryna Cherniak, 15.ª do mundo, por castigos; já Joana Diogo, 30.ª do ranking na mesma categoria, perdeu na ronda inicial com a turca Gulkader Senturk (50.ª) por wazari. Na categoria de -52kg, Joana Ramos, 23.ª do ranking mundial, começou por ultrapassar a polaca Agata Perenc (20.ª do mundo) na ronda inicial por wazari mas caiu frente à eslovena Anja Stangar (19.ª) por ippon. Na mesma categoria, Mariana Esteves, 72.ª do ranking mundial, foi derrotada pela italiana Rosalba Forciniti (154.ª) no golden point.

No quadro masculino, Gonçalo Mansinho, 43.º do ranking mundial em -60kg, perdeu na primeira ronda com o espanhol Francisco Garrigos, quarto do mundo, por ippon. Já Sergiu Oleinic, 17.º do ranking mundial em -66kg, venceu no combate inicial o espanhol Alberto Gaitero Martin (21.º) por ippon mas caiu na ronda seguinte, diante do montenegrino Marko Gusic (361.º, naquela que foi uma das grandes surpresas da prova até ao momento), também por ippon.