As notícias sobre a investigação ao antigo ministro Manuel Pinho são vistas com “perplexidade” por Augusto Santos Silva e como “absolutamente inaceitáveis”, por Jorge Seguro Sanches. Tanto o ministro dos Negócios Estrangeiros como o secretário de Estado da Energia colocam a situação no condicional, mas mostram desconforto com as suspeitas de benefícios dados por Pinho à EDP durante o tempo em que foi ministro da Economia do primeiro Governo de Sócrates.

Em entrevista à SIC-Notícias, esta quarta-feira à noite, Augusto Santos Silva fez questão de colocar o “se” antes de qualquer resposta sobre a investigação ao antigo colega de Governo (no primeiro Executivo de Sócrates) Manuel Pinho, mas admite a gravidade que a situação envolve: “As suspeitas são sobre comportamentos que, a terem existido, significam crimes gravíssimos”. O governante diz ter “prezado” o trabalho de Pinho no Ministério da Economia, mas assiste às últimas notícias sobre o caso com “enorme perplexidade”, enquanto espera pelo trabalho da Justiça.

Se se verificar que algum dos meus colegas cometeu um crime o exercício de funções sentir-me-ei enganado. E, mais importante que isso, sentiria que a confiança que as pessoas depositaram em fulano, beltrano e sicrano tinha sido traída”

Seguro Sanches surgiu no mesmo tom, também na SIC-Notícias no programa Negócios da Semana. “A confirmar-se, são situações absolutamente inaceitáveis. O que esperamos é que haja esclarecimentos sobre estas questões que, a serem verdade, são absolutamente inaceitáveis”, repetiu o secretário de Estado da Energia do atual Governo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No caso de Augusto Santos Silva, que esteve sentado com Manuel Pinho na mesma mesa do Conselho de Ministros (na altura em que Pinho foi ministro da Economia era o ministro dos Assuntos Parlamentares de Sócrates), há um elogio ao antigo colega de Executivo: “Fui colega e prezei bastante o seu trabalho à frente do Ministério da Economia”. Isto ao mesmo tempo que admite que “as questões de ética da política” são muito importantes para si: “Não pertenço ao mundo dos que entendem que a ética é apenas cumprir a lei, vai além da lei”.

Também o secretário de Estado da Energia defende que “o objetivo de quem está na política” deve ser exercer funções com “critérios de exigência e de transparência”.

 As suspeitas são sobre comportamentos que a terem existido significam crimes gravíssimos. Mas eu não confundo suspeitas com acusações”, argumentou Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros defende cautela enquanto o processo decorre na justiça, defendendo que Manuel Pinho “é arguido num processo e que ainda nem sequer foi alvo de interrogatório”: “Devemos respeitar os processos judiciais e  poder soberano dos tribunais nessas matérias”. O mesmo argumento que repete para o caso Sócrates, sobre o qual é bastante mais reservado nos comentários. Nesse caso, Santos Silva lembra “a forma exemplar como o próprio José Sócrates e o líder socialista António Costa reagiram ao desenvolvimento do processo dizendo que era uma questão de justiça e não de política”. Também defende que estes temas devem ficar fora do palco do congresso do PS do final de maio.