Éder parece estar mesmo talhado para os grandes momentos: entrou aos 79′ para o lugar de Miranchuk e marcou aos 87′ o golo que deu a vitória e o título (1-0) ao Lokomotiv Moscovo frente ao Zenit, quebrando também um jejum de 14 anos sem títulos. E com dedicatória especial para o primeiro filho, que deverá nascer com em agosto.

Apesar de já não marcar desde dezembro, quando apontou um dos golos do Loko frente ao Tosno, o avançado português voltou a ser fundamental num encontro decisivo tal como tinha acontecido no Campeonato da Europa de 2016. No total, Éder fez 809 minutos em 17 jogos do Campeonato, apontando quatro golos (realizou também nove encontros na Liga Europa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este foi apenas o quarto título coletivo na carreira de Éder, depois da Taça de Portugal de 2012 (Académica), da Taça da Liga de 2013 (Sp. Braga) e do Campeonato da Europa de seleções, em 2016. De acrescentar que, antes de rumar à Rússia, o dianteiro passou ainda pelos galeses do Swansea e pelos franceses do Lille.

Além de Éder, há um outro português em festa: Manuel Fernandes, médio de 32 anos que regressou às convocatórias da Seleção Nacional comandada por Fernando Santos e que leva já 39 encontros oficiais na presente temporada, entre Campeonato, Liga Europa e Supertaça da Rússia (além dos três jogos particulares realizados por Portugal). O guarda-redes brasileiro Guilherme, o defesa croata Corluka, o médio russo Denisov e o avançado peruano Jefferson Farfán foram outros dos elementos chave do conjunto orientado pelo experiente treinador Yuri Semin.

Com este resultado, o Lokomotiv passou a somar 60 pontos, mais sete do que o Spartak Moscovo que defronta também este sábado o Rostov sem hipóteses matemáticas de chegar ao novo campeão russo quando falta apenas uma jornada por disputar.