A Audi, fabricante alemã do grupo Volkswagen, foi chamada pelo regulador alemão dos transportes (KBA) para dar satisfações sobre o que se suspeita ser um novo dispositivo para mascarar emissões poluentes em alguns modelos “diesel”. O caso poderá resultar num “recall” (uma chamada à oficina) de todos os modelos afetados.

A notícia foi avançada esta terça-feira pela revista alemã Der Spiegel. A revista fala numa audiência formal para falar sobre suspeitas de utilização de um “kit fraudulento”, diferente do que causou o escândalo que estourou em 2015.

Em causa estará, pelo menos e em concreto, o modelo A6 nas suas versões a gasóleo — os motores V6 TDI Gen2 Evo, com 200 kW. Mas algumas versões do modelo A7 também podem estar afetados.

“A KBA pediu uma audiência formal relacionada com a suspeita de utilização de um mecanismo proibido de manipulação dos dados sobre as emissões poluentes nos modelos A6/A7”, informou um porta-voz do regulador, contactado pela revista alemã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Só na Alemanha, cerca de 30 mil carros que cumprem os novos padrões ambientais (Euro 6) terão recebido este mecanismo fraudulento, segundo a revista alemã, pelo que podem ser chamados à oficina nos próximos meses.

A confirmar-se, o caso afeta modelos novos e volta a trazer ao de cima as notícias sobre manipulação de emissões, ao mesmo tempo que as marcas procuram associar esses problemas aos motores mais antigos.

Bosch diz ter solução barata para salvar os diesel