A taxa de desemprego nunca esteve tão baixa nos últimos 14 anos, mas o número de pessoas empregadas está a diminuir há três meses consecutivos e não era tão baixo desde novembro do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com as estimativas mensais de emprego e desemprego divulgadas esta quarta-feira, a taxa de desemprego de março fixou-se nos 7,5%, uma revisão em alta face à estimativa provisória divulgada no mês passado. Os números para abril, esses ainda provisórios, apontam para uma redução da taxa de desemprego para 7,4%.

No entanto, de acordo com estes mesmos dados, a redução da taxa de desemprego nestes últimos meses acontece não porque haverá mais pessoas empregadas, mas porque a população ativa, que serve de base a este cálculo, está a diminuir de forma acentuada desde janeiro de 2018, tendo em abril (dados provisórios) ficado mesmo abaixo dos valores que apresentava há um ano.

De acordo com o INE, a população ativa diminuiu em 37,6 mil desde janeiro deste ano, tendo atingido em abril as 5.147,9 mil pessoas.

Consequentemente, mesmo com a diminuição do número de pessoas empregadas, o número de pessoas consideradas desempregadas manteve a trajetória de descida, fixando-se nos 381,4 mil pessoas (estimativa provisória), ou 386 mil pessoas em março, já na estimativa revista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR