A Taxify, que chegou em janeiro a Portugal, fechou uma ronda de investimento de 151 milhões de euros (175 milhões de dólares), anunciou a empresa esta quarta-feira em comunicado. A maior plataforma de mobilidade europeia, que compete diretamente com a Uber e a Cabify, vai usar o investimento para continuar a desenvolver a tecnologia e expandir para novas cidades na Europa, mas também em África.

A ronda foi liderada pelo grupo automóvel líder de mercado Daimler, que detém marcas como a Mercedes-Benz Cars, Daimler Trucks, Mercedes-Benz Vans, Daimler Buses e Daimler Financial Services. Participaram também o fundo europeu de capital de risco Korelya Capital e o cofundador da TransferWise, Taavet Hinrikus. A Taxify entra assim no clube dos unicórnios, com uma avaliação de mil milhões de dólares.

“Temos quase 22 milhões de clientes a nível global com os nossos serviços de mobilidade, que incluem carsharing, plataformas multimodais e plataformas de ride-hailing [de dar boleias a pessoas]. A Taxify é a adição ideal para o nosso extenso portefólio de serviços de mobilidade”, afirmou Jörg Lamparter, diretor dos serviços de mobilidade da Daimler Financial Services, em comunicado.

A Taxify começou a operar em Lisboa em janeiro deste ano, mas foi lançada em 2013, na Estónia, por Markus Villig, que tinha 19 anos. Atualmente, conta com 10 milhões de utilizadores e 500 mil motoristas em mais de 25 países. “A nível local, nomeadamente, em Portugal, este investimento terá como objetivo avançar com o lançamento da Taxify no Porto e a expansão para novas cidades no futuro”, afirmou Markus Villig, presidente e cofundador da Taxify.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Taxify chega a Lisboa para concorrer com a Uber e a Cabify

Markus Villig, CEO e cofundador da Taxify, afirma que: “estamos numa missão para construir o futuro da mobilidade e é fantástico ter o apoio dos investidores da Daimler e da Didi. O número de viagens na Taxify cresceu dez vezes mais no último ano, mesmo considerando que os nossos principais mercados são a Europa e África, que têm os mercados mais complexos de ride-hailing no mundo. Hoje, mais de 10 milhões de pessoas usam Taxify. Mas isto é só o começo, uma vez que mais e mais pessoas estão a trocar a opção de ter um carro próprio pelo transporte por pedido.”