O Movimento Cinco Estrelas e o La Liga chegaram a acordo para formar um governo de coligação e o Presidente Sergio Mattarella aprovou a solução governativa. O eurocético Paolo Savona, que estava indicado para o cargo de ministro da Finanças, foi proposto para o cargo de ministro dos Assuntos Europeus. E Giuseppe Conte assume o cargo de primeiro-ministro, como estava previsto antes da rejeição de Mattarella no domingo.

“Foram reunidas todas as condições para um governo político M5S/Liga”, anunciaram Luigi di Maio e Matteo Salvini num comunicado divulgado pelo M5S. Horas depois, Giuseppe Conte avançou os nomes dos ministros que vão acompanhá-lo. Matteo Salvini, lider da Liga, poderá tornar-se ministro da Administração Interna e Luigi Di Maio vai liderar um “super-ministério” da indústria e mercado de trabalho. Ambos serão, também, primeiros-ministros-adjuntos.

Presidente italiano volta a convocar Conte para formar Governo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O acordo surgiu durante uma reunião marcada entre Matteo Salvini e Luigi di Maio, respetivamente os líderes da Liga e do Movimento Cinco Estrelas (M5S). Na primeira proposta para a composição do governo, o eurocético Paolo Savona aparecia como ministro da Economia (e Finanças) mas o presidente Sergio Mattarella recusou formar governo nesses termos. Agora, na nova proposta, Savona passa para os Assuntos Europeus e um professor de Economia chamado Giovanni Tria aparece como proposta para as Finanças.

Giovanni Tria é presidente da Escola Nacional de Administração Pública e lidera a faculdade de Economia na universidade Tor Vergata. Tem 69 anos e, apesar de não ser visto como um eurocético, já escreveu várias vezes sobre os problemas que a moeda única causa, designadamente permitindo que países como a Alemanha acumulem excedentes orçamentais e outros países acumulem défices, sem que o câmbio “amorteça” esse efeito. Tria, contudo, em contrastre com Savona, defende que esse problema deve ser compensado com transferências orçamentais entre os países.

“O grande perigo do euro é a implosão, não a saída”, escreveu Giovanni Tria num artigo de opinião, num jornal, escrito a quatro mãos com um ex-deputado do governo de Silvio Berlusconi.

A nomeação de Giovanni Tria está a ser bem recebida nos mercados financeiros, com as taxas de juro a aliviarem boa parte do agravamento registado ao longo da última semana.

Giuseppe Conte, professor de Direito sem experiência política, indicado para primeiro-ministro