O produtor de Hollywood Harvey Weisntein foi formalmente acusado na quarta-feira de violação e outros atos criminais de índole sexual, informaram esta quinta-feira fontes judiciais.

Weisntein tinha conhecido na sexta-feira passada o indiciamento emitido pela Justiça, quando se entregou à polícia, mas ainda não era conhecida a acusação formal e os delitos pelos quais seria judicialmente processado. A acusação formal foi emitida por um grande júri, segundo indicou a procuradoria do distrito de Manhattan, que avançou com o processo contra Weinstein, que também está a ser investigado em Los Angeles e Londres.

Harvey Weinstein, de 66 anos, entregou-se na sexta-feira às autoridades em Nova Iorque no âmbito de uma investigação judicial sobre agressões e abuso sexual, tendo saído em liberdade com pulseira eletrónica e depois de pagar uma caução de um milhão de dólares (864 mil euros). Está também proibido de sair dos estados de Nova Iorque e do Connecticut.

Na ocasião, o advogado de Weinstein, Benjamin Brafman, escusou-se a comentar as acusações, mas anteriormente tinha dito que o produtor negava qualquer alegação de “sexo não consentido”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No total, mais de uma centena de mulheres testemunhou que o produtor de Hollywood tinha abusado sexualmente delas, um escândalo que desencadeou a campanha #Time’sUp, que levou à queda de centenas de homens em lugares de poder de numerosos setores. Depois das primeiras denúncias, em outubro passado, Harvey Weinstein foi afastado da empresa norte-americana Weinstein Company, que cofundou, e banido de várias associações, nomeadamente da Academia de Cinema dos Estados Unidos, que atribui os Óscares.

A teia de Harvey Weinstein