A Caixa Geral de Depósitos confirma que vai proceder a mais uma onda de encerramentos de agências. Em comunicado, o banco diz que serão 70 agências, a maioria a fechar até ao final do mês. A CGD sublinha ainda que a maior parte dos encerramentos ocorrerão nos centros urbanos, com destaque para a Grande Lisboa e Grande Porto, sem avançar mais detalhes sobre os locais.

Para compensa os “naturais transtornos”, a CGD vai oferecer durante um ano um cartão de débito para utilizar nas áreas automáticas e ATMs existentes em todo o território nacional e internacional.

O banco liderado por Paulo Macedo explica, em comunicado, que este encerramentos cumprem a meta de redução de cerca de 25% do número de agências negociada com a Comissão Europeia até ao final de 2020. Assegura ainda que vai manter os níveis de serviço aos clientes, designadamente via rede de ATM e ATS, e com um reforço dos serviços digitais.

A CGD acrescenta ainda que as agências que vão fechar “foram objeto de análise, e além da sua atividade e resultado económico, foram tidas em considerações questões como as acessibilidades a outras agências da CGD e a mobilidade da população”. A preferência por fechar balcões nas grandes cidades resulta também da constatação que a apetência pelos serviços da banca online é maior nos meios urbanos. Questionada pelo Observador sobre a localização das agências a fechar, fonte oficial do banco não deu mais informação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[FrameNews src=”https://s.frames.news/cards/balcoes-da-cgd/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”720″ slug=”balcoes-da-cgd” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/balcoes-da-cgd/thumbnail?version=1528306928120&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

A Caixa recorda ainda “que o número de agências bancárias em Portugal se reduziu em 30% ou 1901, desde 2011, e em Espanha o recuo foi de 11.649, no mesmo período. Apesar desta redução, Portugal continua a ser um dos países europeus com mais balcões per capita”.

A Caixa tinha 587 agências em 2017, ano em que fechou 67 balcões, e no final deste este ano ficará com cerca de 515.