Proteção de Dados

App da liga espanhola de futebol está a aceder a microfones para ouvir utilizadores

Vários utilizadores da aplicação oficial da Liga de espanhola de futebol para smartphones revoltaram-se depois de saberem que a app acede ao microfone para captar som de emissões ilegais de jogos.

A aplicação da La Liga, além de utilizar o microfone para captar o som em redor do utilizador, dá informação de jogadores e horários de jogos

ANDREU DALMAU/EPA

Se uma aplicação que, à partida, não precisa de aceder à máquina fotográfica ou ao microfone do seu smartphone, lhe pedir este mesmo acesso, desconfie. Prova disso é o caso que envolve a app da liga espanhol de futebol, a La Liga, para sistemas operativos Android. Desde 8 de junho que a aplicação pede permissão aos utilizadores para aceder ao microfone e GPS do smartphone ou tablet que estes estiverem a usar. Objetivo: detetar se estão a ver um jogo de futebol.

Por outras palavras, a La liga quer utilizar os smartphones para gravar o som em redor do utilizador. Para quê? Segundo a aplicação, é “para detetar emissões não autorizadas de jogos em estabelecimentos públicos”, o que levou a inúmeras críticas.

[Veja os termos que aparecem aos utilizadores. Como se trata de dados pessoais, a La Liga é obrigada a discriminar a razão da recolha de informação]

Em comunicado, a La Liga afirma que a medida serve para “proteger os clubes e os fãs da fraude na emissão de jogos de futebol”. O mesmo anúncio afirma que anualmente “essas atividades resultam numa perda de 150 milhões de euros para o futebol espanhol”.

A liga espanhola diz ainda que esta função de captação de som e posição GPS só é utilizada para os utilizadores espanhóis (apesar de, por exemplo, em Portugal, aparecer a mesma informação) e apenas durante a emissão de jogos. Contudo, mesmo com justificação, inúmeros utilizadores, como noticiou o El País, revoltaram-se nas redes sociais por estarem a ser tratados como “microfones andantes” dizendo que a La Liga está a espiar os utilizadores.

Têm sido partilhados no Twitter e Facebook vários avisos para os cerca de mais de 10 milhões de utilizadores que instalaram a aplicação. A mensagem visa desinstalarem a app por esta utilizar abusivamente o microfone e o GPS dos telemóveis dos utilizadores. No entanto, até ao momento, a aplicação continua disponível e continua a pedir a quem instalar para aceder ao GPS e microfone.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt
Global Shapers

'Big data' para criar impacto

António Miguel

Sem dados quantitativos e precisos sobre as reais necessidades das populações em situação de vulnerabilidade, será muito difícil obter respostas sociais customizadas que consigam resultados eficazes.

Partidos e Movimentos

Uma alternativa à Geringonça

Carlos Guimarães Pinto

As hipóteses eleitorais da Iniciativa Liberal são as de um partido novo sem figuras do sistema politico-mediático nem apoio de um grupo de comunicação como sucede com Santana/Impresa e Ventura/Cofina.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)